Gripe das aves detetada em ave selvagem na Costa da Caparica

Gripe das aves detetada em ave selvagem na Costa da Caparica

Gripe das aves detetada em ave selvagem na Costa da Caparica

DGAV alertou para a “circulação persistente” do vírus da gripe aviária e voltou a pedir que sejam cumpridas as medidas de biossegurança

A gripe das aves foi detetada numa ave selvagem na Costa da Caparica, em Almada, no mesmo mês em que foi confirmado um foco numa capoeira doméstica em Setúbal, segundo a DGAV.

- PUB -

Este foco foi confirmado na terça-feira numa gaivota-de-patas-amarelas, segundo a informação hoje divulgada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Na quarta-feira já tinha sido anunciada a confirmação um foco na união das freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, no Distrito de Setúbal.

O foco foi confirmado numa capoeira doméstica, com galinhas, frangos, patos e perus.

- PUB -

Os animais afetados foram abatidos e procedeu-se à limpeza e desinfeção do espaço.

As explorações com aves nas zonas de restrição, num raio de até 10 quilómetros em redor deste foco, estão sob vigilância.

A DGAV alertou para a “circulação persistente” do vírus da gripe aviária e voltou a pedir que sejam cumpridas as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção.

- PUB -

Devem assim ser evitados os contactos entre as aves domésticas e selvagens e reforçados os procedimentos de higiene das instalações, equipamentos e materiais.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não