29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
Golfinho com 2,5 metros em exposição no Almada Forum alerta para reciclagem

Golfinho com 2,5 metros em exposição no Almada Forum alerta para reciclagem

Golfinho com 2,5 metros em exposição no Almada Forum alerta para reciclagem

O golfinho vai estar em exposição até 5 de Agosto

A ideia de Xico Gaivota em construir um golfinho surgiu por esta ser uma das espécies marinhas mais icónicas

A escultura de um golfinho construída a partir de lixo recolhido em zonas marinhas, está em exposição até 5 de Agosto, no interior do centro comercial Almada Forum. Trata-se de uma obra do artista plástico Xico Gaivota que, desta forma, se juntou ao movimento “O Futuro do Planeta não é Reciclável”.

- PUB -

A ideia de ‘reproduzir’ um golfinho surgiu por esta “ser uma das espécies marinhas mais icónicas” e, com isto, “tentar despertar a atenção de mais portugueses para a reciclagem”, refere a Amarsul, empresa de Saneamento da Península de Setúbal que está neste projecto ao lado da EGF, entidade para a valorização de resíduos, Câmara de Almada e Almada Forum.

“Foi com muito orgulho que aceitei o convite para fazer esta peça no âmbito da campanha ‘O Futuro do Planeta não é Reciclável’. O objectivo é fazer-nos pensar nos nossos comportamentos enquanto habitantes deste planeta”, refere Xico Gaivota.

A peça, em exposição no piso zero do Almada Forum, tem aproximadamente 2,5 metros de altura e cerca de 150 quilos. Foi desenvolvida exclusivamente com fragmentos de lixo não manipulados e sem o uso de quaisquer colas ou tintas durante a sua produção. Todos os materiais usados por Xico Gaivota para esta escultura, assim como para outras peças, são recolhidos pelo próprio em praias não concessionadas da costa portuguesa.

- PUB -

O artista lisboeta, Ricardo Ramos de seu nome, é habitualmente reconhecido pelas suas intervenções para a consciencialização e sensibilização global sobre o lixo existente no mar. Há vários anos que percorre quilómetros pelas praias nacionais, de norte a sul, recolhendo plásticos e outros materiais que se tornam na matéria-prima para as suas criações originais, onde a temática dos animais marinhos é constante.

A escultura Golfinho “mostra o que acontece aos resíduos depois de separados nos ecopontos e tem como objectivo provocar a consciência dos portugueses, levando-os a adoptar comportamentos ambientais adequados, no sentido de proteger o planeta. O processo é simples: reduzir, reutilizar e reciclar”, sublinha a Amarsul, que durante a exposição se associou ao Recycle BinGo, uma app que terá uma promoção especial Eco Praias para todos os que façam download da mesma, disponível na App Store e no Google Play e check-in junto ao Golfinho.

Os utilizadores têm a possibilidade de ganhar 1 badge + 6 Ecomoedas (o dobro do que é dado normalmente) e ainda se podem habilitar a um prémio especial.

- PUB -

Quando terminar a exposição no centro comercial em Almada, o golfinho vai fazer uma digressão por vários espaços em todo o País.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -