A 31 de Maio é apresentado o programa “Praia Protegida” e, a 1 de Junho, a operação “Floresta Segura, Floresta Verde”
A Semana da Protecção Civil em Almada está a decorrer até 2 de Junho, dia em que se assinala o Dia Municipal do Bombeiro, tal como acontece anualmente no primeiro domingo deste mês. Assim, às 10h00, na Praça Comandante José Braz, na Cova da Piedade, é depositada uma coroa de flores no Monumento ao Bombeiro, em homenagem aos bombeiros falecidos.
Uma hora depois, na Praça da Liberdade, no centro da cidade de Almada, é a formatura de bombeiros das três corporações dos voluntários do concelho, Almada, Cacilhas e Trafaria, seguida da cerimónia oficial no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça.
Durante esta cerimónia, a Câmara Municipal de Almada condecora os bombeiros com 30, 20 e 10 anos de bons e distintos serviços prestados à causa pública, com as Medalhas e Insígnias Municipais de Ouro, Prata e Bronze.
Com vários simulacros programados em escolas e jardins de infância do concelho de Almada, os quais “proporcionam uma formação prática sobre medidas de segurança e resposta a emergências”, refere a autarquia.
Depois de a 25 de Maio ter sido realizada uma acção de formação no auditório da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, dirigida aos membros dos executivos das freguesias, hoje, sexta-feira, 31 de Maio, às 10h00, no exterior do Posto de Turismo da Costa da Caparica, é apresentado o Programa “Praia Protegida”.
Trata-se de um programa promovido pela Câmara Municipal de Almada, desde 2018, desenhado para permitir a vigilância e assistência a banhistas durante todo o ano, através de um dispositivo mínimo de prevenção e resposta permanente. O “Praia Protegida” articula-se com o programa “Praia Segura”, promovido pela Autoridade Marítima Nacional.
No sábado, 1 de Junho, entre as 10h00 e as 18h00, na Alameda do Parque da Paz, realiza-se a exposição e demonstração de meios de Protecção Civil, a qual “proporciona ao público a oportunidade de conhecer de perto os recursos e equipamentos utilizados nas operações de socorro e emergência”.
Entretanto, às 10h00, no Edifício do Parque da Paz, é feita a presentação da operação “Floresta Segura, Floresta Verde”. Explica a autarquia que esta operação “parte do Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, é promovida pela Câmara Municipal de Almada, desde 2001, e “tem sido crucial na redução do número de hectares ardidos no concelho, apesar do elevado número de ignições”.
A 10.ª Semana da Protecção Civil “é uma excelente oportunidade para a comunidade se envolver e reconhecer o trabalho vital dos serviços de Protecção Civil e dos bombeiros do concelho”.