19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Costa da Caparica foi a grande vencedora do concurso das Marchas Populares

Costa da Caparica foi a grande vencedora do concurso das Marchas Populares

Costa da Caparica foi a grande vencedora do concurso das Marchas Populares

A Marcha da Costa da Caparica venceu ainda a categoria Figurino, Letra – em ex aequo com a Capa Rica – e Musicalidade

A Marcha da Costa da Caparica conquistou o primeiro lugar do Concurso de Marchas de Almada, que teve na noite do passado sábado a grande final no Pavilhão Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, com oito marchas a desfilarem.

- PUB -

Com o júri a deliberar no início da madrugada de domingo, a classificação atribuiu o segundo lugar à Marcha da Capa Rica e o terceiro à Marcha do Centro Comunitário do PIA II.

Nos lugares seguinte, por ordem até ao oitavo lugar, ficaram as marchas da Charneca, Trafaria, Cova da Piedade SFUAP, Beira Mar de Almada e Pragal.

O júri atribuiu ainda prémios específicos, tendo sido o da Avenida para a Marcha do Centro Comunitário do PIA II, a categoria Coreografia para a Marcha da Capa Rica, a de Figurino atribuída à Marcha da Costa da Caparica, a melhor Letra foi entregue a duas marchas, Capa Rica e Costa da Caparica, e a Musicalidade para a Marcha da Costa da Caparica.

- PUB -

Em extra-concurso desfilaram as marchas infantis Os Costinhas e TrafaRica.

Este ano as Marchas Populares prestaram homenagem ao ensaiador Luís Coimbra com a marcha Os Costinhas, a criarem um puzzle com a sua imagem, acompanhada da palavra “Obrigado”, e a Marcha Popular da Costa de Caparica elevando uma tarja com os dizeres “À Palavra de Já”, que era o comando que o ensaiador utilizava para os marchantes iniciarem a sua actuação.

Recuperada a tradição nos inícios dos anos 90 do século XX, as Marchas Populares em Almada tornaram-se um evento regular. Remontam aos anos 40 os registos e a memória da primeira marcha, organizada pelo Clube Recreativo Chinquilho Margueirense que, tendo desfilado em Lisboa na Feira Popular, foi depois ao desfile na Avenida da Liberdade em representação de Almada.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -