A Marcha da Costa da Caparica venceu ainda a categoria Figurino, Letra – em ex aequo com a Capa Rica – e Musicalidade
A Marcha da Costa da Caparica conquistou o primeiro lugar do Concurso de Marchas de Almada, que teve na noite do passado sábado a grande final no Pavilhão Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, com oito marchas a desfilarem.
Com o júri a deliberar no início da madrugada de domingo, a classificação atribuiu o segundo lugar à Marcha da Capa Rica e o terceiro à Marcha do Centro Comunitário do PIA II.
Nos lugares seguinte, por ordem até ao oitavo lugar, ficaram as marchas da Charneca, Trafaria, Cova da Piedade SFUAP, Beira Mar de Almada e Pragal.
O júri atribuiu ainda prémios específicos, tendo sido o da Avenida para a Marcha do Centro Comunitário do PIA II, a categoria Coreografia para a Marcha da Capa Rica, a de Figurino atribuída à Marcha da Costa da Caparica, a melhor Letra foi entregue a duas marchas, Capa Rica e Costa da Caparica, e a Musicalidade para a Marcha da Costa da Caparica.
Em extra-concurso desfilaram as marchas infantis Os Costinhas e TrafaRica.
Este ano as Marchas Populares prestaram homenagem ao ensaiador Luís Coimbra com a marcha Os Costinhas, a criarem um puzzle com a sua imagem, acompanhada da palavra “Obrigado”, e a Marcha Popular da Costa de Caparica elevando uma tarja com os dizeres “À Palavra de Já”, que era o comando que o ensaiador utilizava para os marchantes iniciarem a sua actuação.
Recuperada a tradição nos inícios dos anos 90 do século XX, as Marchas Populares em Almada tornaram-se um evento regular. Remontam aos anos 40 os registos e a memória da primeira marcha, organizada pelo Clube Recreativo Chinquilho Margueirense que, tendo desfilado em Lisboa na Feira Popular, foi depois ao desfile na Avenida da Liberdade em representação de Almada.