A colectividade tem já 13 pessoas confirmadas para o encontro solidário, mas acredita que poderá chegar a cerca de três centenas
O Liberdade Futebol Clube, sediado na Cova da Piedade, concelho de Almada, oferece esta Sexta-feira Santa, 7 de Abril, um almoço a pessoas sem-abrigo do concelho. Uma acção solidária que vem na sequência da política comunitária desta colectividade, de “promover a actividade desportiva, captar jovens para as modalidades e também apoiar a população carenciada”, diz Álvaro Bissaro – presidente do concelho fiscal do Liberdade.
O contacto do clube com a população sem-abrigo começou em 2020 em que, por altura do covid-19, em articulação com a Câmara de Almada, disponibilizou as suas instalações para pernoita destas pessoas, tendo chegado a abrigar “cerca de 30”, lembra o responsável da colectividade.
Neste momento, estas pessoas em situação de fragilidade social estão a receber cuidados no Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, e são estas que Álvaro Bissaro gostaria de sentar à mesa amanhã. “Já temos 13 pessoas confirmadas”, diz. “Com o staff, assistentes sociais e técnicos, esperamos fornecer pelo menos 50 almoços”, conta.
Mas acredita que vai conseguir mais pessoas do que as 13 confirmadas. “Gostaríamos de chegar às 30 que aqui estiveram para os rever e confraternizar”. O problema é que alguns têm dificuldade em se deslocar entre o Laranjeiro e a zona antiga da Cova da Piedade, e aqui o presidente do concelho fiscal do Liberdade afirma que pode ser disponibilizada a carrinha do clube para este transporte.
Quanto a apoios, diz Álvaro Bissaro que “não” precisa de montantes financeiros da parte da autarquia, a pesar desta “se ter disponibilizado”. Todos os alimentos “são oferecidos por empresários, alguns deles do comércio local, que são solidários com as pessoas carenciadas”.
Aliás, é o que acontece com os produtos alimentares a serem servidos neste almoço: entrada, prato principal, sobremesa, café, folar e bebidas. E aconteceu também em outras iniciativas, como no passado sábado, em que foi organizado um lanche para crianças oriundas de famílias carenciadas.
Esta contou com a participação dos jovens atletas da colectividade, ou que treinam no pavilhão, com demonstrações desportivas, como patinagem e andebol, e cativação de crianças para a prática de modalidades.
Antes deste lanche de Páscoa, no Natal o Liberdade já tinha organizado uma festa de Natal também para crianças de famílias em carência económica. Houve Pai Natal, duendes e prendas, mais uma acção “sempre com o apoio de empresários solidários”, diz o dirigente associativo.