Chega ameaçou em 2024 e afirmou-se agora no distrito. Almada resistiu em todas as freguesias

Chega ameaçou em 2024 e afirmou-se agora no distrito. Almada resistiu em todas as freguesias

Chega ameaçou em 2024 e afirmou-se agora no distrito. Almada resistiu em todas as freguesias

Nas cinco freguesias do concelho de Almada, apesar de ter subido na votação, o Chega ficou sempre atrás do PS e, em algumas freguesias, mesmo da AD

Almada foi o único dos treze concelhos do Distrito de Setúbal que conseguiu resistir à onda Chega. O partido de André Ventura, nas legislativas de 2024 mostrou ter uma palavra a dizer no distrito, e assim aconteceu. Só mesmo no concelho de Almada, gerido na autarquia pelo PS, não consegui vencer freguesias; nas cinco freguesias, apesar de ter subido na votação, ficou sempre atrás do PS e, em algumas, mesmo da AD que venceu na freguesia Costa da Caparica onde a coligação PSD/CDS passou à frente do PS comparativamente com as legislativas do ano passado.

- PUB -

No Seixal, concelho com mais população do distrito a seguir a Almada, o Chega foi o partido mais votado, relegando o PS para o segundo lugar. Os socialistas apenas resistiram nas freguesias de Corroios e Amora, as restantes, num concelho gerido pela CDU, viraram para o lado de André Ventura.

Também Sesimbra virou Chega, onde apenas a freguesia de Santiago manteve a ‘bandeira’ socialista. No Montijo, os votos nas urnas pesaram para o Chega, apenas a freguesia de Canha se manteve fiel ao PS, mas o Chega saltou da terceira para a segunda posição ultrapassando a AD.

A Moita, ‘esqueceu’ o PS e virou Chega. No concelho de Palmela, onde em 2021 o Chega dava mostra de dar cartas, agora afirmou-se em todas as freguesias. O concelho de Alcochete passou do PS para a AD, mas também neste concelho o Chega subiu em votos e venceu na freguesia do Samouco.

- PUB -

Alcácer do Sal manteve-se PS, mas freguesia de Comporta virou André Ventura. Grândola, “A Vila Morena”, que pela voz de Zeca Afonso ficou como marca indelével da Revolução da Liberdade, manteve-se socialista, embora a freguesia do Carvalhal, Grândola e Santa Margarida da Serra tenham virado Chega. Melides passou do PS para a AD.

Santiago do Cacém, embora maioritariamente PS, viu o Chega ganhar nas freguesias de Santo André, São Domingos e Vale de Água, Cercal, Alvalade e Ermidas-Sado. A AD venceu em Santiago do Cacém, S.Cruz e S.Bartolomeu da Serra e São Francisco da Serra. Em Sines, o Chega foi a força política mais votada, tirando o concelho ao PS.

Na capital do distrito, Setúbal, a força política passou do PS para o Chega, com o partido de André Ventura a saltar da segunda posição para ser o mais votado. Na União das freguesias de Azeitão (São Lourenço e São Simão) a coligação PSD/CDS ultrapassou o PS, que venceu em 2024, tendo mesmo acontecido na União das freguesias de Setúbal. O descalabro socialista, que perdeu politicamente para o Chega, teve expressão nas freguesias de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Setúbal (São Sebastião) e Sado.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não