O objectivo é levar as crianças a testarem os seus conhecimentos através do primeiro roadshow “Reciclar é a nossa praia”
A Academia Ponto Verde, promovida pela Sociedade Ponto Verde, vai estar nos próximos dias em praias da Costa da Caparica com um roadshow que desafia as crianças e jovens a aprenderem sobre reciclagem de embalagens.
Hoje, dia 27, na Praia da Cabana do Pescador, vai estar um jogo de tabuleiro e um livro, ambos gigantes, dedicados à reciclagem de embalagens. O objectivo é, de forma divertida, levar as crianças a testarem os seus conhecimentos através do primeiro roadshow “Reciclar é a nossa praia”.
Esta iniciativa, pensada como projecto para a literacia ambiental, a decorrer sempre entre as 9h00 e as 11h00, vai estar também na Praia da Saúde, na próxima sexta-feira, a 1 de Julho na Praia da Mata e a 2 de Julho na Praia da Rainha, todos estes areais da frente atlântica do concelho de Almada.
Nesta iniciativa, a área com o livro gigante vai associar a leitura a uma actividade onde as crianças mais pequenas vão ouvir dois contos e envolverem-se nas histórias, mostrando o que aprenderam colocando vários resíduos de embalagens (réplicas) nos ecopontos verde, amarelo e azul.
Têm ainda acesso ao jogo gigante “Recicla Mania” que permite aos jogadores serem os próprios peões.
“Estas duas actividades vão permitir que as crianças e os jovens, integrados em colónias de férias ou em família, usufruam de momentos de convívio e criem memórias em conjunto, onde a brincadeira se une a um tema que deve ser levado a sério, como é a reciclagem de embalagens”, define a Sociedade Ponto Verde, que organiza esta diversão na praia com o apoio da Agência Portuguesas do Ambiente e da Direcção-geral das Actividades Económicas.
Sublinha Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, que “promover a literacia ambiental junto das crianças e jovens, nomeadamente sobre a importância da reciclagem de embalagens, é fundamental”.
É tendo isto em conta que a Academia Ponto Verde, depois de ter promovido iniciativas nas escolas durante o ano lectivo, está agora nas praias da Costa da Caparica onde, durante quatro manhãs, mostra aos mais novos que “é possível aprender a cuidar do Ambiente enquanto se brinca”, diz Ricardo Sacoto Lagoa.