A coligação de esquerda “Almada em Comum”, liderada por Sérgio Lourosa, do Livre, conta com a bloquista Sandra Cunha em segundo lugar
O Bloco de Esquerda já não vai avançar com lista própria à presidência da Câmara de Almada nas autárquicas de 12 de outubro. O partido, que começou por apresentar a socióloga e ex-deputada Sandra Cunha como cabeça-de-lista, formalizou com o Livre a coligação “Almada em Comum”, com o professor de História e cantor, Sérgio Lourosa Alves, do Livre, como número um da lista.
A lista, onde Sandra Cunha figura em segundo lugar, foi apresentada a 18 de agosto, sendo o programa eleitoral dado a conhecer publicamente em “breve”, anuncia a coligação de esquerda na mesma em nota de Imprensa onde convida os cidadãos a “participarem e a contribuírem para a construção de um projeto verdadeiramente partilhado e que responda aos desafios do dia a dia para construir uma “Almada em Comum”.
As listas apresentadas pela coligação integram almadenses de “todas as causas, com militantes dos dois partidos e 60 cidadãos independentes, que representam diferentes setores da sociedade almadense e um compromisso coletivo com um concelho mais justo, participativo e sustentável”.
No elenco de candidatos a coligação “tomou como relevante a paridade de género, com exatamente 50% dos lugares ocupados por mulheres”.
No momento da entrega das listas, o candidato à Câmara Municipal Sérgio Lourosa Alves, afirmou estar a ser dado “um passo decisivo para construir uma alternativa que coloque Almada em primeiro lugar. Queremos uma cidade onde todos possam viver com dignidade, com acesso à habitação, à cultura, à mobilidade e a serviços públicos de qualidade”.
Por sua vez, Jefferson Oliveira, cabeça de lista à Assembleia Municipal, vincou que a coligação nasce da “vontade de dar voz aos almadenses”, uma vez que Almada precisa de uma Assembleia Municipal que não seja apenas um espaço de confirmação das decisões do executivo”. E garantiu que os futuros eleitos da coligação vão “questionar, propor e abrir caminho a políticas mais justas e próximas da realidade das populações”.
Os candidatos da coligação que encabeçam as listas às freguesias do concelho são Martim de Freitas, por Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Jorge Pinto que se apresenta à Charneca de Caparica e Sobreda, Tânia Liberato pelo Laranjeiro e Feijó, Fausto D’Alva à Caparica e Trafaria e Joana Sales à freguesia da Costa da Caparica.