23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Almada celebra Mulher com várias iniciativas a decorrerem em Março

Almada celebra Mulher com várias iniciativas a decorrerem em Março

Almada celebra Mulher com várias iniciativas a decorrerem em Março

Em ruas da cidade estão colocados cartazes com o tema “A guerra no rosto de uma mulher” em alerta para os Direitos Humanos 

A 8 de Março celebra-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher, uma data que em Almada tem sempre grande expressão e, em 2023, este mês fica a marcar o lançamento da campanha de comunicação “A guerra no rosto de uma mulher”. Foi ontem, 1 de Março, que começou esta iniciativa, uma das muitas que completam uma celebração que vai ter música, cultura e debates.

- PUB -

No seu conjunto, estas actividades “têm como tema central o impacto da guerra nas mulheres e raparigas, e a importância da Paz enquanto valor fundamental para a garantia dos Direitos Humanos”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

“A guerra no rosto de uma mulher” tem como objectivo “dar visibilidade aos múltiplos impactos da guerra na vida das mulheres”, explica a autarquia. Para isso, nas ruas de Almada vão estar expostos em cartazes rostos e testemunhos de mulheres, como contributo para a “sensibilização e reflexão sobre os efeitos da guerra, em particular nas mulheres”.

Entretanto, às 19h00 de 8 de Março, a Academia Almadense recebe um espectáculo único integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher e dos 100 anos do nascimento de Natália Correia. O espectáculo “Natália é Quando Uma Mulher Quiser” é uma homenagem à Mulher através de alguns dos poemas mais emblemáticos da escritora açoriana.

- PUB -

Com arranjos e direcção musical de Renato Júnior e Hélder Godinho, os poemas de Natália Correia vão estar nas vozes das cantoras Áurea, Ana Bacalhau, Amélia Muge, Elisa Rodrigues, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Maria João, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane, com a participação de um quinteto de músicos e o ensemble de cordas da Orquestra Promenade. A entrada é gratuita, mediante o levantamento prévio de bilhete.

O programa comemorativo do Dia Internacional da Mulher integra ainda duas palestras, sendo a primeira a 8 de Março, 10h00, no Fórum Municipal Romeu Correia, com o tema “Impacto da Guerra nas Mulheres e a Paz para a garantia dos Direitos Humanos”.

A 16 de Março, pelas 15h00, também no Fórum Municipal Romeu Correia, é debatido o tema “Mulheres e Guerra Colonial”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -