20 Maio 2024, Segunda-feira

- PUB -
Almada aprova lançamento de concurso para a construção de 52 fogos na Quinta do Facho

Almada aprova lançamento de concurso para a construção de 52 fogos na Quinta do Facho

Almada aprova lançamento de concurso para a construção de 52 fogos na Quinta do Facho

9,4 milhões de euros para construir habitações municipal junto à Rotunda do Monumento aos Trabalhadores da Indústria Naval

A Quinta do Facho, na Caparica, vai receber 52 fogos de habitação a custos controlados, num investimento que ascende a 9,4 milhões de euros. O lançamento do concurso público para esta empreitada, que irá reforçar o parque de habitação do município, foi aprovado, por unanimidade, na reunião de câmara de 5 de Fevereiro.

- PUB -

Esta empreitada de obra pública vai assim fazer nascer junto à Rotunda do Monumento aos Trabalhadores da Indústria Naval cinco novos edifícios multifamiliares de quatro andares.
A tipologias destas casas de habitação a custos controlados é de T1 a T4, e vão ser implantadas numa área de 1.331 metros quadrados, e presentam um investimento de 8,8 milhões de euros que, considerando o IVA, ascende a cerca 9,4 milhões de euros.

Comentando este “enorme” valor, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, focou que o sector público “está a ser fustigado em termos de preços para a construção”, e acrescentou que esta é a “enormidade com que estamos a ser confrontados”. “São preços “quase incomportáveis”, sublinhou.

Segundo a autarquia, os trabalhos para esta obra têm um prazo de execução de 730 dias.

- PUB -

“Em 2024 a Câmara Municipal de Almada vai investir um milhão e 800 mil euros, no ano seguinte mais 5 milhões e 752 mil euros e em 2026, o último ano de vigência do Plano de Recuperação e Resiliência, 1 milhão e 818 mil euros aproximadamente”.

Na mesma reunião pública foi aprovada a prorrogação do prazo para a ampliação e requalificação da Escola Básica e Jardim de Infância Maria Rosa Colaço, no Feijó, para mais 116 dias.

Para as obras de consolidação e estabilização de taludes afectado pela intempérie de Dezembro de 2022, foi adjudicado o valor de 328 mil 175 euros mais IVA, pelo prazo contratual de execução de 180 dias. Para a execução do Centro de Saúde da Costa da Caparica foi aprovado o valor de 104 mil 700 euros mais IVA.

- PUB -

Para o Laranjeiro, na Quinta de Santo António, foram aprovados, por unanimidade, 190 mil euros, com um prazo de execução de 120 dias, para o projecto de execução e reabilitação do conjunto habitacional de 156 fogos municipais.

“É um dos nossos bairros municipais mais degradados”, por isso é com satisfação que lançamos este procedimento, que ainda é projecto, não empreitada, mas já é um passo importante para que a população daquele bairro comece a ter esperança de que a requalificação vai mesmo acontecer”, comentou Inês de Medeiros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -