Aceleradores a fundo e muita adrenalina este fim-de-semana nos antigos estaleiros da Lisnave em Almada

Aceleradores a fundo e muita adrenalina este fim-de-semana nos antigos estaleiros da Lisnave em Almada

Aceleradores a fundo e muita adrenalina este fim-de-semana nos antigos estaleiros da Lisnave em Almada

O Almada Extreme Sprint está aí para mais uma competição marcante no automobilismo nacional

A 7.ª edição da já incontornável competição automóvel Almada Extreme Sprint começa a acelerar amanhã, sábado, nos antigos estaleiros de construção e reparação naval da Lisnave, em Cacilhas, concelho de Almada. Mas a competição em si só arranca no domingo.

- PUB -

Organizado pelo Clube de Motociclismo de Setúbal com o apoio da Câmara de Almada e patrocínio de várias empresas, neste sábado, dia 24, as ‘portas da antiga Lisnave abrem-se ao público, que pode aproveitar a zona de restauração situada no coração do evento, onde está disponível uma vasta oferta gastronómica, e assistir, entre as 14h00 e as 18h00, à chegada dos concorrentes e verificações técnicas, documentais, e reconhecimento do percurso.

No domingo, dias das corridas, o público tem acesso a muitas atracções, como música, várias actividades na zona das boxes, expositores e uma forte presença do comércio local, oferecendo produtos típicos da região e, a ver os bólides acelerarem num percurso que nesta edição tem algumas alterações. E em dia da Taça de Portugal, pode ainda assistir ao jogo em écran gigante montado no recinto.

No domingo as portas para o público abrem-se à 8h30, os treinos de regularidade começam às 9h15, os reconhecimentos sprint arrancam às 9h50 e, às 11h00, partem os carros para a primeira passagem de regularidade, meia hora depois são os treinos sprint.

- PUB -

Para a segunda passagem regularidade os ‘semáforos acendem-se’ às 13h45, e a Sprint Prova 1 começa às 14h20. A terceira passagem tem início às 15h30, a Sprint Prova 2 às 16h05, e a entrega de prémios está prevista para as 18h05.

Além da parte competitiva, o público pode ainda assistir a um desfile de carros antigos e também de veículos militares.

Desde a primeira edição, em 2018, o Almada Extreme Sprint tem vindo a captar cada vez mais público, em 2023 chegou a recebeu 30 mil visitantes no recinto, além do público que assistiu online, e, em 2024, foram 27 mil. Em 2025 com a competição em Maio, a organização espera muitos mais a assistirem directamente à competição.

- PUB -

Este ano o Almada Extreme Sprint homenageia José Veiga, um piloto almadense que nos anos de 80 se destacou nos ralis chegando a andar na linha da frente do campeonato Nacional. Veiga destacou-se anda como preparador de veículos. O piloto convidado é Marco Martins.

“José Veiga foi meu camarada na tropa em 1970, na Escola Prática do Serviço de Material de Sacavém”, lembra Aníbal Gonçalves, proprietário do stand AMGonçalves, uma das empresas patrocinadoras que se afirma estar presente em eventos desportivos, particularmente quando são do desporto automóvel.

Com a zona dos antigos estaleiros da Lisnave ainda disponível para esta competição, quando começar a receber a construção de projectos previstos para o Arco Ribeirinho do Tejo, o que ainda não tem data prevista, mesmo assim, a prova deverá continuar. Isto foi dito pelo vereador da área do Desporto do concelho de Almada, Filipe Pacheco. “A vontade do executivo é continuar a pensar nas próximas edições do Almada Extreme Sprint numa dimensão plurianual dos próximos eventos que podem ter inovação em outras áreas da cidade”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não