28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaNarcotraficante apanhado com 340 quilos de droga na margem sul detido na...

Narcotraficante apanhado com 340 quilos de droga na margem sul detido na Colômbia

“El Doctor” foi capturado e será trazido para Portugal pela PJ para cumprimento da pena

 

- PUB -

Luís Macias Nieto, narcotraficante colombiano conhecido como “El Doctor” e condenado em 2012 pelo Tribunal de Almada por tráfico de estupefacientes a 11 anos de prisão, foi capturado na Colômbia e será trazido para Portugal pela PJ para cumprimento da pena. O homem, hoje com 78 anos, fugiu em 2014 para Espanha quando aguardava pelo recurso à condenação e aproveitando o fim dos prazos de prisão preventiva.

Em Espanha, o arguido foi detido, mas acabou por ser extraditado para os Estados Unidos da América, onde também era procurado para cumprir pena por tráfico de estupefacientes. Foi libertado e agora, na Colômbia, foi detido para cumprir pena em Portugal.

A detenção do suspeito tido como um importante narcotraficante colombiano ocorreu na Costa da Caparica em Julho de 2012, numa operação entre a Interpol, a DEA e a Polícia Judiciária.

- PUB -

A investigação apurou que Luís Macias Nieto e Edil Sua Luna, seu braço direito, decidiram transportar cerca de 340 quilos de cocaína da Colômbia para Portugal, que depois seria vendida no mercado europeu. Assim, os dois arguidos fizeram chegar ao território nacional vários fardos de cocaína que guardaram num barracão abandonado na zona de Casal Frade, concelho de Sesimbra.

Depois de enviada a droga para Portugal, os dois homens deslocaram-se para o nosso país com o objectivo de tratarem da venda do produto, tendo contactado os outros três arguidos, de nacionalidade espanhola – Alejandro Bedmar, Joaquin Torcuate e Joaquin Martos.

Após semanas de vigilância dos movimentos dos suspeitos, a 31 de Julho de 2012, inspectores da Polícia Judiciária interceptaram duas viaturas, na Costa de Caparica, onde seguiam os arguidos. Num dos automóveis estavam 234 quilos de cocaína e na busca ao barracão na margem Sul do Tejo foram encontrados 107 quilos de cocaína.

- PUB -

O Tribunal de Almada condenou os cinco arguidos a penas de prisão. Edil Sua Luna foi condenado a oito anos de prisão, enquanto Alejandro Bedmar, Joaquin Martos e Joaquin Torcuate foram condenados a sete anos de prisão por tráfico de droga.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -