24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaExecutivo municipal aplaude Surf da Costa da Caparica e Guilherme Ribeiro por...

Executivo municipal aplaude Surf da Costa da Caparica e Guilherme Ribeiro por prémio da Surftotal Awards

Guilherme Ribeiro recebeu o prémio de surfista masculino do ano, enquanto a ASCC foi galardoada como Clube de Surf do Ano

- PUB -

A Associação de Surf da Costa da Caparica (ASCC) e o jovem surfista Guilherme Ribeiro, da mesma associação, foram distinguidos pela Surftotal Awards 2022 que premiou em dez categorias quem mais se destacou no surf nacional. Dois prémios que mereceram da parte da Câmara de Almada um voto de saudação, na última reunião pública, que foi aprovado por unanimidade.

Guilherme Ribeiro recebeu o prémio de surfista masculino do ano, enquanto a ASCC foi galardoada como Clube de Surf do Ano.

A saudação, apresentada por Filipe Pacheco, vereador responsável pela área do desporto no município almadense, na reunião de 22 Maio, cita que o campeão nacional Miguel Ribeiro, escolhido entre oito nomeados, “foi o surfista que se superou e cativou fãs e outros surfistas no ano de 2022”.

- PUB -

Por sua vez a ASCC, foi reconhecida com o prémio Clube de Surf do Ano, que a destaca por ter organizado “o maior número de eventos significativos e cujas performances dos seus melhores atletas foram acompanhadas por contribuições de diversa índole para o benefício do surf na comunidade local”. Entre as diferentes parcerias com a Câmara Municipal, está o mais recente projecto desta associação que teve também o apoio da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, ou seja: O Surf no Bairro.

Uma iniciativa que proporciona aulas gratuitas a alunos de escolas de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. O Surf no Bairro é assim “um projecto de inclusão social que usa o caminho feito em conjunto para democratização do acesso a esta modalidade, a qual por vezes é tida como potencial elite”, destacou Filipe Pacheco.

Referindo-se também ao projecto Surf no Bairro, a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, lembrou o empenho da Escola de Alfazina no mesmo, com contributo da directora do agrupamento, professora Sónia Gancho, assim como da Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria.

- PUB -

Por sua vez, a ASCC já veio mostrar satisfação por ser reconhecida como Clube de Surf do Ano nos Surftotal Awards.

“Sabe sempre bem vermos a nossa dedicação e empenho ser valorizada e reconhecida a nível nacional. Só quem está no terreno e faz algo pelo surf sabe o quanto custa colocar um clube da nossa dimensão a realizar 12 eventos por ano e apoiar todos os atletas que apoiamos, gerir uma escola de surf, apoiar uma de bodyboard, fazer acções sociais e de limpeza de praia”, comenta Miguel Gomes, presidente do ASCC que soma já dez anos de actividade.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -