26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada aprova 56 mil euros para nadadores-salvadores ‘guardarem’ praias todo o ano

Almada aprova 56 mil euros para nadadores-salvadores ‘guardarem’ praias todo o ano

Cada uma das duas associações vai receber 28 mil euros referentes às fases de empenhamento permanente

- PUB -

A Câmara de Almada acabou de aprovar o Programa Praia Protegida 2023, o qual inclui o empenhamento permanente I e II relativo a minutas de acordos de cooperação a celebrar com associações de nadadores-salvadores. No total, para as duas fases, está previsto um pacote financeiro de 56 mil euros.

Este programa resulta de uma evolução das medidas tomadas nos últimos anos e que têm “dotado as praias dos meios de socorro e assistência a banhistas” os quais “garantem a salvaguarda de pessoas e bens no território de Almada”, comentou a vereadora Francisca Parreira, responsável pela Protecção Civil Municipal, na apresentação da proposta na reunião de câmara de 6 de Fevereiro.

Este documento colocou em cima da mesa da votação celebrar acordos entre a Câmara de Almada e a Âncora – Associação de Nadadores-Salvadores da Fonte da Telha e com a Associação de Nadadores Salvadores da Frente Atlântica da Costa de Caparica no valor de 28 mil euros para cada uma, referentes às fases de empenhamento permanente I e II.

- PUB -

À semelhança do programa anterior, o desenhado para 2023 considera no planeamento um “empenhamento permanente entre 1 de Janeiro e 31 de Maio, com reforço para os meses de Abril e Maio, tendo em especial consideração as férias escolares da Páscoa, fins-de-semana e feriados”, referiu a vereadora.

Está ainda considerado o período entre a Páscoa e o início da época balnear, a 1 de Junho, que se estende até 30 de Setembro. Planeado está ainda o empenhamento de reforço que “ocorre aos fins-de-semana e feriados entre o final da época balnear e o dia 15 de Outubro, e ainda a fase referente que vai de Outubro a 31 de Dezembro”, esclarece Francisca Parreira.

“Este programa permite a vigilância balnear todo o ano garantindo um dispositivo mínimo de prevenção e resposta permanente, mas também de um dispositivo flexível que pode ser modular e adaptado as alterações climáticas”, acrescenta.

- PUB -

Com a proposta a ser aprovada por unanimidade, a presidente socialista da autarquia, Inês de Medeiros, frisou que a segurança nas praias mantém o lema: “Costa todo o ano”, uma vez que a procura por estes areais acontece sempre que há sol, seja em que altura do ano for.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -