8 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaCandidatos à liderança da IL discutem futuro da região

Candidatos à liderança da IL discutem futuro da região

Núcleo de Almada e O SETUBALENSE promoveram primeiro frente-a-frente ao vivo entre Carla Castro, José Cardoso e Rui Rocha

Carga fiscal, despesa pública, concessões das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, Transtejo e outros transportes no domínio da mobilidade foram alguns dos temas em discussão no primeiro debate ao vivo entre os três candidatos à liderança nacional da Iniciativa Liberal (IL), organizado pelo Núcleo Territorial de Almada do partido, em parceria com O SETUBALENSE. Carla Castro, José Cardoso e Rui Rocha partilharam visões do liberalismo que defendem para o País, em geral, e o distrito de Setúbal, em particular. O futuro aeroporto, que intersecta os dois planos, foi uma das matérias trazidas para cima da mesa.

- PUB -

Qual a melhor localização para a infra-estrutura aeroportuária foi a questão lançada pelo Núcleo Territorial de Alcochete da IL – os sete núcleos do distrito questionaram os candidatos, no frente-a-frente realizado na passada quinta-feira no Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro e moderado por Francisco Alves Rito, director de O SETUBALENSE.

Para Rui Rocha a solução Montijo “não parece ser má”. “Tem um investimento relativamente mais baixo e um prazo de implementação mais curto”, explicou, sem deixar de enquadrar a resposta com o facto de o País continuar à espera de uma decisão sobre a matéria há 50 anos.

Carla Castro defendeu ser necessário conhecer todos os elementos bem como os objectivos que se pretendem, acabando por não se comprometer com nenhuma das soluções em estudo. “Se for para construir com hub, Alcochete [Campo de Tiro] tem maior capacidade de evolução. Se for para uma solução de curto prazo e minimização de custos, Montijo será melhor.”

- PUB -

Já José Cardoso lembrou que o processo estará sempre refém das operadoras. “Pareceu-me sempre que Alcochete tem menos possibilidades [de vir a acolher a infra-estrutura]. Depende um bocadinho de qual o papel que as companhias de aviação querem ter”, disse.

A captação de investimento para o distrito foi o último tema abordado pelos três candidatos, já que José Cardoso não pôde continuar presente devido a compromissos de agenda mediática previamente assumidos. O debate prosseguiu com Carla Castro e Rui Rocha por cerca de sensivelmente mais uma hora e pode ser visionado, na íntegra, em https://www.youtube.com/watch?v=nuUQpt9zM-E.

Os candidatos disputam a sucessão a Cotrim de Figueiredo, que está de saída da liderança do partido.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Estação de combustível da Repsol assaltada esta tarde em Setúbal

Indivíduo fugiu com o dinheiro da caixa. Ameaçou os funcionários com uma faca. Já são três os assaltos registados nos últimos quatro dias

“Vou tentar por todos os meios que me paguem aquilo que devem”

Restaurante Novo 10 fechado devido a uma dívida de 700 mil euros, funcionários sem ordenados e situação em tribunal sem fim à vista
- PUB -