4 Fevereiro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada reúne instituições para definir Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo

Almada reúne instituições para definir Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo

O plano a ser submetido a discussão pública pretende dar resposta às novas necessidades e especificidades da sociedade

- PUB -

Durante três dias, o movimento associativo do concelho de Almada, academia, clubes, empresas e munícipes interessados na área, vão repensar as políticas do município direccionadas ao desporto. Este “grande debate”, como define o vereador Filipe Pacheco, vai ocorrer durante o Congresso do Desporto de Almada, entre 20 e 22 de Janeiro, no Fórum Municipal Romeu Correia.

Organizado pela Câmara Municipal, a reunião magna “Almada – Território de Desporto”, vai “prepara e lançar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo (PEDD) para o concelho ainda este ano”, referiu Filipe Pacheco, responsável por este sector municipal, durante a reunião de câmara do passado dia 9.

Equipamentos desportivos, investimentos, apoios a instituições, eventos, aposta nas modalidades desportivas e muitas outras matérias vão constar deste plano estratégico master que vai ser apresentado para discussão pública, pelo vereador do Desporto, no primeiro dia do congresso, sexta-feira, às 19h15, logo após a abertura dos trabalhos.

- PUB -

Entre os painéis vão estar temas como “O papel do Jogo, da Brincadeira e da Aventura na construção da Criança, do Desportista e do Cidadão”, “Possibilidades no Financiamento do Desporto”, os “Regulamentos Municipais”, “A inclusão de comunidades na definição de políticas desportivas municipais”, “Mobilidade Sustentável e Espaços Salutogénicos: O papel da bicicleta na saúde das cidades e das pessoas”, “Espaços naturais e equipamentos desportivos na Natureza – Inovação e tendências na procura”, “Grandes Eventos Desportivos como factor de desenvolvimento local e desportivo – Case-study Costa Caparica”.

Com várias colectividades centenárias onde “o desporto se assume como forma de cultura e educação”, sublinha a autarquia, na apresentação da programação do Congresso do Desporto de Almada, que estas são “promotoras de progresso e desenvolvimento comunitário”, sendo “movimentos associativos de carácter mutualista, que têm acompanhado a evolução política e social do País”.

Dentro deste quadro, o PEDD pretende “dar resposta às novas necessidades e especificidades da sociedade actual”; esta uma das razões do documento ser submetido a discussão pública durante o encontro.

- PUB -

Adianta a Câmara de Almada, através do site oficial, que o PEDD visa “preconizar a estratégia que a autarquia e os parceiros associativos desportivos pretendem estabelecer para o desenvolvimento dos níveis de participação desportiva e de actividade física, bem como da melhoria da qualidade de vida através da criação e manutenção de hábitos de vida saudável e sustentáveis para os munícipes”.

Com a programação a abranger várias conferências e painéis temáticos, as inscrições para o congresso estão a decorrer até 17 de Janeiro. As conclusões serão apresentadas no domingo, dia 22, às 12h00, pelo director do Departamento do Desporto e da Juventude, Luís Manuel da Costa. Ao encontro estão associadas duas exposições; “Não percas o foco” do grupo Jovens em Foco de Almada  ́22 e “Conjugação de Almada”, pela Associação dos Amigos da Cidade de Almada.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

Minipreço do Bairro do Liceu assaltado esta tarde

O assaltante, que usava uma máscara de palhaço para não ser identificado, terá ameaçado os presentes com uma faca.
- PUB -