20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaFalta de meios na GNR de Almada obriga patrulha de Sesimbra a...

Falta de meios na GNR de Almada obriga patrulha de Sesimbra a acorrer a roubo

Assalto em habitação foi alertado pela vítima, que não ofereceu resistência nem sofreu ferimentos

 

- PUB -

Na noite desta terça-feira a indisponibilidade de patrulhas no destacamento da GNR de Almada levou a que fosse accionada uma patrulha de Sesimbra para acorrer um roubo a uma habitação no Monte da Caparica. O roubo ocorreu às 21h13 horas e foi a vítima quem alertou as autoridades, sendo que o assaltante já tinha fugido com o telemóvel e a carteira da vítima, que não ofereceu resistência perante o assaltante e não sofreu ferimentos.

De acordo com informações recolhidas, havia uma única patrulha disponível para as áreas da Trafaria, Charneca da Caparica e Costa da Caparica, patrulha essa que estava destacada para um atropelamento na Trafaria, ocorrido 45 minutos antes do roubo.

A GNR de Setúbal não confirma que houvesse apenas uma patrulha nestas zonas e refere que “o accionamento de meios de destacamentos vizinhos pode acontecer pela indisponibilidade de meios a uma hora em que haja mais ocorrências”.

- PUB -

Adérito Rodrigues, porta-voz da GNR de Setúbal afirma que a falta de patrulha no Destacamento de Almada “é uma situação pontual e não está em causa a segurança da população”. “Não há de haver nenhuma altura em que não há patrulhas para ir a uma ocorrência”, afirmou o porta-voz da GNR de Setúbal.

“A GNR tem uma sala de situação que gere a distribuição das patrulhas e nunca houve casos em que não houve meios para acorrer às solicitações, mesmo que para isso tivéssemos que accionar patrulhas de destacamentos vizinhos”, prossegue Adérito Rodrigues.

A informação sobre a falta de meios na GNR de Almada, nas zonas da Costa da Caparica, Charneca e Trafaria, dá conta que no posto da Trafaria, entre as 16h e a meia-noite, apenas um militar se encontra no atendimento. Cabe à patrulha do posto da Charneca da Caparica assegurar tanto a sua zona como a da Trafaria.

- PUB -

A partir da meia-noite de quinta-feira até às 16 horas, de acordo com as mesmas informações que chegaram a O SETUBALENSE, os militares disponíveis para as ocorrências na Trafaria agrupam com os do posto da Costa da Caparica para assegurar as duas zonas. A GNR de Setúbal não confirmou esta situação.

O policiamento em Almada, ou falta dele, é um problema identificado pela Câmara Municipal de Almada, que pretende criar uma polícia municipal para aliviar o trabalho das forças de segurança ao nível da fiscalização e partes administrativas. A autarquia anunciou o lançamento de um estudo para analisar impacto económico financeiro desta medida, para depois abrir concurso para contratação de meios. A partir desse momento, é previsível que em dois anos seja criada a polícia municipal em Almada.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -