25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaAlmada vai receber jornadas para debate de "Educação Ambiental e Cultura Democrática"

Almada vai receber jornadas para debate de “Educação Ambiental e Cultura Democrática”

Os temas são dedicados a vários sectores relacionados com o ambiente e preocupação sobre o futuro dos jovens

 

- PUB -

Almada é, este ano, a cidade anfitriã das Jornadas Nacionais da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA). Realizam-se entre 8 e 10 de Abril, com parte das iniciativas a decorrerem no Instituto Jean Piaget, no Pragal, e vão centrar-se no tema “Educação Ambiental e Cultura Democrática”, com o objectivo de “dotar os jovens de uma voz activa junto das políticas públicas”, indica a associação.

Co-organizadas pela ASPEA, uma Organização Não Governamental (ONG) de Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal de Almada e o Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul, as XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental têm como principais destinatários professores, educadores de infância, educadores de ambiente, estudantes, técnicos de ONG, autarquias, investigadores e políticos dos vários partidos.

Com base neste público, e no tema escolhido para 2022, foi construído um programa para os três dias que engloba diversas conferências magistrais, comunicações orais, oficinas pedagógicas, apresentação de livros e revistas, stands e saídas de campo com acções de intervenção.

- PUB -

Os conteúdos foram distribuídos por quatro eixos: Educação Ambiental e participação social para a acção climática; Educação Ambiental como forma de alcançar um modelo de economia circular; Educação Ambiental e voluntariado ambiental para uma cultura de co-responsabilização e Educação Ambiental como promotora da cultura democrática nas políticas públicas.

Segundo Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, esta edição das jornadas pretende responder a questões a pensar nos jovens do País, como: “Em que tipo de sociedade viverão os jovens no que diz respeito ao apoio à tomada de decisão?”; “Estarão preparados, por exemplo, para a discussão da localização de uma nova unidade industrial?”; “Estarão dotados de informação credível como defender o impacto das emissões nos ecossistemas ribeirinhos?”; “Que consequências imediatas no estilo de vida de um jovem pode representar a adesão a um movimento de desperdício zero?”; “Qual a importância de ser uma voz activa e ser parte da solução?; “Será importante conseguir a neutralidade de carbono na UE até 2050?”.

Um contexto de matérias que levam o presidente da ASPEA a concluir que “o tema escolhido para estas jornadas não poderia estar mais actual”, uma vez que “apela à mobilização das populações para o debate político e para a importância de uma educação ambiental que envolva todos os cidadãos e que os dote de uma esclarecida cultura democrática”.

- PUB -

Como principais objectivos, as jornadas pretendem promover a troca de experiências, de aprendizagens e de boas práticas visando a cooperação em Educação Ambiental a nível nacional e internacional, assim como a actualização do conhecimento sobre os diversos eixos temáticos das jornadas, nos campos socioambiental e político.

Na mesma linha, está o propósito de dar a conhecer os âmbitos de participação das instituições públicas, das empresas e da sociedade civil nas políticas locais como contributo para a governança e a construção de territórios saudáveis, tal como facilitar a participação dos jovens e o acesso à informação em matérias de defesa do ambiente e políticas públicas de Ambiente e Educação Ambiental.

No quadro de objectivos está ainda a divulgação de projectos e actividades de investigação, inovação e de cooperação, a que se acrescenta matérias de desenvolvimentos relacionadas com os eixos temáticos das jornadas. “Hoje deparamo-nos com sociedades cada vez mais modernas e diversificadas, obrigando a uma cultura de diálogo por parte de todas as instituições democráticas e seus intervenientes, nomeadamente os cidadãos.

Este diálogo permite, por um lado, que os cidadãos possam expressar os seus pontos de vista a outros cidadãos detentores de diferentes origens culturais e, por outro, permite que os decisores possam compreender os pontos de vista de todos os cidadãos”, reflecte a ASPEA sobre as jornadas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -