21 Maio 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaFrota dos Bombeiros de Cacilhas reforçada com nova viatura urbana de combate...

Frota dos Bombeiros de Cacilhas reforçada com nova viatura urbana de combate a incêndios

Investimento de 265 mil euros assumido na totalidade pela autarquia

 

- PUB -

Os Bombeiros Voluntários de Cacilhas acabaram de ver reforçada a sua frota com mais um Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI). Vai estar ao serviço do destacamento da Costa da Caparica, localidade onde decorreu a entrega por parte da Câmara de Almada, a assinalar também o Dia Internacional da Protecção Civil, 1 de Março.

Correspondendo a um investimento na ordem dos 265 mil euros, valor assumido na totalidade pela autarquia, a inauguração do veículo que vem ‘muscular’ os meios operacionais da corporação, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, e do presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins, que são os padrinhos deste VUCI que vai estar ao serviço do concelho, sobretudo, da Costa da Caparica e da Charneca de Caparica.

“É um investimento fruto da política sustentada, equilibrada e estável, estabelecida nos últimos anos, devido ao esforço, ao empenho e à dedicação que os nossos bombeiros demonstram todos os dias e, muito particularmente, nestes últimos dois anos, em que foram inexcedíveis na ajuda preciosa ao combate à pandemia”, disse na altura a presidente da Câmara.

- PUB -

Designado por “Pensativo”, o novo VUCI foi baptizado em homenagem “aos pescadores do barco meia-lua com o mesmo nome, que perderam a vida num fatídico naufrágio, em 1929”, dá a saber a autarquia.

“É uma celebração da nossa comunidade piscatória que continua a lutar, a ir para o mar com o mesmo amor, a mesma valentia”, acrescentou Inês de Medeiros.

Segundo o comandante João Pinto, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, que esteve na inauguração em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, este novo veículo representa “um investimento em prol da segurança de todos”, disse expressando ainda “um agradecimento especial ao município de Almada pelo contributo activo que desenvolve todos os dias no sistema de protecção civil do país”.

- PUB -

O comandante lembrou ainda que “mais de 60% da frota de veículos de combate a incêndio do distrito de Setúbal já passou para lá da vida útil e sem previsão de substituição a curto e médio prazo, sendo que, em 2020, apenas no município de Almada foi adquirido um novo veículo florestal de combate a incêndios”.

Em 2022, o lema do Dia Internacional da Protecção Civil é Defesa civil e gestão de populações deslocadas perante desastres e crises; papel dos voluntários e luta contra pandemias.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos
- PUB -