27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaCompanhia de Teatro de Almada vai receber 225 mil euros da autarquia...

Companhia de Teatro de Almada vai receber 225 mil euros da autarquia para o Festival Internacional

A presidente da Câmara de Almada afirmou que a autarquia nunca irá deixar de apoiar o maior festival de teatro do País

 

- PUB -

A 39.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Almada, organizado pela Companhia de Teatro de Almada, a exemplo de anos anteriores, vai ter uma comparticipação financeira da Câmara Municipal. Em 2022 são 225 mil euros, verba aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara de 21 de Fevereiro.

Apontando que o Festival Internacional de Teatro de Almada, que este ano deverá regressar à data habitual, de 4 a 18 de Julho, “é o maior evento teatral do País”, a presidente da Câmara Municipal, Inês de Medeiros, manifestou contentamento por este ser agora “reconhecido de forma autónoma e com o financiamento que merece”.

A autarca referia-se às anteriores normas da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), alteradas em 2017 pelo Governo, que impunham que o apoio à Companhia de Teatro de Almada para produção regular, e a realização anual do Festival Internacional, estivesse dentro do mesmo pacote financeiro.

- PUB -

“Penalizou a Companhia de Teatro de Almada que passou a ser vista como a mais apoiada do País, mas era sempre omitido que dentro desse apoio financeiro estava também a verba para apoiar o Festival”, comentou Inês de Medeiros, que voltou a referir-se ao Festival como “um dos maiores da Península Ibérica e da Europa” e, também por isso, “a Câmara de Almada nunca irá deixar de o apoiar”, afirmou.

Com direcção do encenador e fundador da Companhia de Teatro de Almada Joaquim Benite, a primeira edição da então Festa do Teatro realizou-se em 1984, num improvisado palco ao ar livre no Beco dos Tanoeiros, na zona velha de Almada.

Hoje é o Festival Internacional de Teatro de Almada, recebe companhias nacionais e internacionais e pisa palcos em todo o País.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -