28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaVereadores de Almada vão avançar com Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem

Vereadores de Almada vão avançar com Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem

Proposta apresentada por Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, mereceu a aprovação favorável das restantes forças políticas, PS, PSD e CDU

 

- PUB -

Os vereadores da Câmara de Almada vão elaborar o regulamento do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem.

A proposta foi apresentada pela vereadora Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, na reunião pública de 7 de Fevereiro, e mereceu a aprovação favorável das restantes forças políticas, PS, PSD e CDU.

“Há um problema de habitação em Almada”, disse Joana Mortágua, que apontou o concelho como “o sétimo” com rendas mais altas do País. Uma situação que se “reproduz intensivamente na geração mais jovem, cada vez mais afectada pela crescente precariedade, agravada pela pandemia”.

- PUB -

Por este contexto, a eleita do Bloco defende que a autarquia tem de “travar a especulação” e combater a “gentrificação, desertificação e abandono dos jovens de Almada, que gostariam de poder continuar a viver e a habitar os centros urbanos, mas que acabarão por ser expulsos por não terem possibilidade de pagar as rendas especulativas”.

Joana Mortágua aponta que o concelho “não tem habitação municipal para disponibilização”, pelo que a proposta que apresentou prevê que o programa de apoio ao arrendamento jovem tenha como base um “apoio financeiro indexado aos rendimentos dos candidatos”, seguindo as candidaturas determinadas características e critérios de selecção.

Na mesma reunião, a vereadora do BE afirmou que o seu partido defende que a despesa no direito constitucionalmente reconhecido à habitação “não pode levar mais de metade do salário de um jovem”, impossibilitando-o de criar uma “uma sustentabilidade progressiva própria.

- PUB -

Na proposta que recebeu apoio de todos os eleitos na câmara, a vereadora sublinhou que este programa permite que “os jovens possam aspirar a morar fora da casa dos pais”.

Por seu lado a autarquia, fica com a oportunidade “de melhorar a gestão do parque habitacional municipal através do seu arrendamento, em alternativa à alienação, e de controlar a especulação imobiliária por via dos apoios públicos ao arrendamento”.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -