25 Junho 2022, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaPadre Marco Belchior tomou posse na Paróquia da Trafaria

Padre Marco Belchior tomou posse na Paróquia da Trafaria

Novo pároco mantém o ofício de Capelão Militar da Marinha Portuguesa, na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança

 

- PUB -

O padre Marco Belchior tomou posse na Paróquia da Trafaria, funções que assume após a morte do padre João Luís Paixão, em Julho deste ano, prior daquele lugar. O padre Pedro Quintela, pároco do Monte de Caparica, permanece Vigário Paroquial da comunidade, deu a saber a Diocese de Setúbal.

“Esta será uma colaboração pastoral entre os párocos da Trafaria e do Monte de Caparica, que serão, mutuamente, Vigários Paroquiais um do outro, assumindo o padre Pedro Quintela a coordenação da equipa”, refere ainda a Diocese.

A par destas funções, que assumiu no início de Setembro, o padre Marco Belchior mantém o ofício de Capelão Militar da Marinha Portuguesa, na Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

- PUB -

Na tomada de posse, o Bispo diocesano, D. José Ornelas, lembrou o falecido padre João Luís Paixão, manifestando os sentimentos de profunda gratidão pelo “longo, diligente e generoso ministério pastoral” deste sacerdote da Diocese de Setúbal: “Hoje, a memória do padre João Luís Paixão está bem presente e leva-nos para muito próximo do serviço à Igreja que ele sempre desempenhou à imagem do Bom Pastor”.

Antes da proclamação do Evangelho pelo padre Marco Belchior, D. José Ornelas entregou-lhe o Evangeliário, porque, como explicou “a primeira função do padre é proclamar e anunciar a Palavra de Deus e levar a comunidade a ser evangelizadora nos diferentes serviços que a compõem. Deve receber a Palavra, acolhê-la, deixar-se transformar por ela e anunciá-la, conduzindo a comunidade através dela”.

Padre Marco Belchior foi pároco no Laranjeiro/Feijó

- PUB -

Após a homilia teve lugar a profissão de fé e juramento de fidelidade do novo pároco, bem como a entrega das chaves da Igreja de São Pedro.

“Juntos, professamos a mesma fé, conduzidos pelo Pastor desta comunidade que inicia a profissão de fé” referiu ainda o Bispo diocesano, “mas o facto de o padre Marco receber, também, a chave da porta desta igreja, é um desafio à co-responsabilidade e ao acolhimento. A chave abre a porta porque a Igreja não vive fechada, acolhe toda a gente, de diversas origens, diversidades e línguas, mas também sai para ir ao encontro sobretudo dos que mais precisam de atenção e ajuda”, acrescentou D. José Ornelas.

Nas suas primeiras palavras dirigidas aos paroquianos da Trafaria o padre Marco Belchior disse: “Procurarei amar esta comunidade com todas as minhas forças e inteligência. A partir de hoje, o Senhor quer escrever uma parte importante da história da Trafaria. Vamos colher muito do que foi semeando, mas não ficaremos por aí… Semearemos também”.

O decreto de nomeação emitido pelo Bispo diocesano foi lido no início da celebração, pelo Vigário Forâneo da Caparica, Padre Pedro Quintela, e a leitura da acta da tomada de posse, no final da Eucaristia, foi feita pelo Padre José Pinheiro, Vigário Forâneo de Almada, que a partir do próximo dia 02 de Outubro será, também, Vigário Paroquial de Laranjeiro/Feijó, comunidade onde o padre Marco Belchior foi pároco nos últimos quatro anos.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior

Revolta no velório de Jéssica obriga à presença de bombeiros e polícia

Avó paterna e alguns populares revoltam-se com mãe da criança durante a cerimónia fúnebre

PSD exige extinção da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Concelhia laranja diz que a empresa é “uma orgia de despesa pública” suportada com os impostos de todos
- PUB -