21 Janeiro 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaUnião de Freguesias dá novo élan a edifício polivalente do Pragal

União de Freguesias dá novo élan a edifício polivalente do Pragal

O edifício vai receber a Mesa da Assembleia de Freguesia e as reuniões deste órgão, e ainda associações locais

 

- PUB -

O edifício polivalente do Pragal está neste momento a ser remodelado, numa operação que implica um investimento de 110 mil euros totalmente a cargo da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. O montante é apontado por Carlos Leal, titular do pelouro da Educação, que espera a conclusão da obra “em Junho”.

Entre as empreitadas planeadas pela união de freguesias, a requalificação deste edifício, onde em tempos funcionou a instituição de solidariedade Alma Alentejana, é tida como a grande obra em curso, com o objectivo de colocar este equipamento ao serviço da comunidade.

“O edifício vai receber a Mesa da Assembleia de Freguesia, e também as reuniões deste órgão do poder local”, adianta Carlos Leal. Entretanto, na última terça-feira, a união de freguesias assinou um protocolo com a Associação Almada Mundo Internacional que vai ficar com uma sala neste equipamento, em contrato de comodato, e assim ganhar estrutura para ampliar as actividades de cariz cultural e social que implementa.

- PUB -

“A associação quer cumprir o seu projecto de criar em Almada o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, onde vai desenvolver diversas iniciativas de educação e solidárias, para além de criar uma webrádio. Aceitámos esse desafio em prol da população”, diz o autarca de freguesia.

Dadas as dimensões do edifício, que vai manter a sua funcionalidade de balneário público para quem tem menos possibilidades em casa para fazer a sua higiene, estão a ser criados espaços para iniciativas de organizações que ou não têm sede, ou sem espaço adaptado para receber colóquios, debates e exposições. É o caso da Imargem, Scala e Centro de Arqueologia de Almada, aponta Carlos Leal. “Só têm que fazer o programa das suas iniciativas e apresentá-lo ao executivo, de modo a existir articulação com as da união de freguesias”.

Uma das imposições do executivo colocada ao responsável pela obra, foi que o edifício mantivesse a traça original, inclusivamente que fosse recuperado o que, nos últimos anos de utilização, foi alterado. O que assumidamente não vai ficar como era é o pavimento interior. “Vai ser instalado um chão radiante – amigo do ambiente – que terá um custo na ordem dos 40 mil euros, mas é um investimento que se vai reflectir futuramente em poupança energética”, comenta o eleito. Quanto ao restante do montante total, inclui a obra civil, sistema eléctrico, instalação de mobiliário e rede informática.

- PUB -

Para além desta obra, a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas tem já em programa a substituição de toda a vedação do polidesportivo da Escola Básica Feliciano Oleiro, uma obra em adjudicação que corresponde a um investimento na ordem dos 10 mil euros. A esta junta-se a requalificação de um espaço no Bairro Cor-de-Rosa, onde esteve um parque infantil, entretanto desactivado, onde vai ser criado um espaço de recriação para jogos tradicionais.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pinhalnovense sem jogadores para jogar fez falta de comparência

A 12.ª jornada do Campeonato de Portugal ficou marcada pela falta de comparência do Pinhalnovense no jogo que deveria disputar em casa com o...

Vereador diz que cães vadios fogem com crânios na boca e acusa PS de tratar mal os vivos e pior os mortos

João Afonso volta a criticar serviço nos cemitérios. Autarca do PSD denuncia ossadas lavadas em tanques da roupa e colocadas em caixas de fruta a secar. Nuno Canta diz que é fantasia

Pinhalnovense não tem jogadores para ir a jogo no próximo domingo

No Campeonato de Portugal a situação está muito complicada para os clubes da região porque o Barreirense está numa posição delicada na tabela classificativa...
- PUB -