11 Maio 2021, Terça-feira
- PUB -
Início Local Almada União de Freguesias dá novo élan a edifício polivalente do Pragal

União de Freguesias dá novo élan a edifício polivalente do Pragal

O edifício vai receber a Mesa da Assembleia de Freguesia e as reuniões deste órgão, e ainda associações locais

 

- PUB -

O edifício polivalente do Pragal está neste momento a ser remodelado, numa operação que implica um investimento de 110 mil euros totalmente a cargo da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas. O montante é apontado por Carlos Leal, titular do pelouro da Educação, que espera a conclusão da obra “em Junho”.

Entre as empreitadas planeadas pela união de freguesias, a requalificação deste edifício, onde em tempos funcionou a instituição de solidariedade Alma Alentejana, é tida como a grande obra em curso, com o objectivo de colocar este equipamento ao serviço da comunidade.

“O edifício vai receber a Mesa da Assembleia de Freguesia, e também as reuniões deste órgão do poder local”, adianta Carlos Leal. Entretanto, na última terça-feira, a união de freguesias assinou um protocolo com a Associação Almada Mundo Internacional que vai ficar com uma sala neste equipamento, em contrato de comodato, e assim ganhar estrutura para ampliar as actividades de cariz cultural e social que implementa.

- PUB -

“A associação quer cumprir o seu projecto de criar em Almada o Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, onde vai desenvolver diversas iniciativas de educação e solidárias, para além de criar uma webrádio. Aceitámos esse desafio em prol da população”, diz o autarca de freguesia.

Dadas as dimensões do edifício, que vai manter a sua funcionalidade de balneário público para quem tem menos possibilidades em casa para fazer a sua higiene, estão a ser criados espaços para iniciativas de organizações que ou não têm sede, ou sem espaço adaptado para receber colóquios, debates e exposições. É o caso da Imargem, Scala e Centro de Arqueologia de Almada, aponta Carlos Leal. “Só têm que fazer o programa das suas iniciativas e apresentá-lo ao executivo, de modo a existir articulação com as da união de freguesias”.

Uma das imposições do executivo colocada ao responsável pela obra, foi que o edifício mantivesse a traça original, inclusivamente que fosse recuperado o que, nos últimos anos de utilização, foi alterado. O que assumidamente não vai ficar como era é o pavimento interior. “Vai ser instalado um chão radiante – amigo do ambiente – que terá um custo na ordem dos 40 mil euros, mas é um investimento que se vai reflectir futuramente em poupança energética”, comenta o eleito. Quanto ao restante do montante total, inclui a obra civil, sistema eléctrico, instalação de mobiliário e rede informática.

- PUB -

Para além desta obra, a União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas tem já em programa a substituição de toda a vedação do polidesportivo da Escola Básica Feliciano Oleiro, uma obra em adjudicação que corresponde a um investimento na ordem dos 10 mil euros. A esta junta-se a requalificação de um espaço no Bairro Cor-de-Rosa, onde esteve um parque infantil, entretanto desactivado, onde vai ser criado um espaço de recriação para jogos tradicionais.

 

- PUB -

Mais populares

Barcos da Transtejo/Soflusa param travessia do Tejo a 20 de Maio

Na reunião de hoje com a administração da empresa, e conforme o que tinha sido decidido em plenário de trabalhadores da semana passada, o...

Luís Maurício: “Vamos fazer tudo para criar a polícia municipal”

Cabeça-de-lista do Chega à Câmara de Setúbal diz que concelho é inseguro e quer videovigilância em certas zonas da cidade   Luís Maurício, de 42 anos,...

Porto de Setúbal: Tersado recebe grua de última geração

A nova grua está optimizada para navios da classe Panamax, permitindo subir e descer as cargas a uma velocidade até 120 metros por minuto   A...
- PUB -