5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlmadaUnidade Móvel vai percorrer Almada para acompanhar toda a população

Unidade Móvel vai percorrer Almada para acompanhar toda a população

O objectivo é a promoção da saúde tendo como alvo os habitantes em geral, com maior enfoque nos grupos mais vulneráveis

 

- PUB -

O concelho de Almada vai dispor de uma Unidade Móvel de Saúde destinada a servir a população em geral, com especial enfoque nos grupos vulneráveis que habitam nos territórios de maior sensibilidade.

Trata-se de um equipamento integrado no projecto “Dar + Saúde à Saúde”, dedicado a intervenção comunitária, o qual se enquadra na estratégia municipal de saúde preconizada pela Organização Mundial de Saúde, sob orientação do Ministério da Saúde e promovida localmente pela Câmara Municipal de Almada, em colaboração com as instituições do concelho.

Esta unidade móvel é apresentada amanhã, a partir das 11h00, na Praça da Portela, na freguesia do Laranjeiro, e tem como padrinho o piloto almadense Miguel Oliveira, que compete no Mundial de Motociclismo, na categoria de MotoGP.

- PUB -

Durante a apresentação será assinado um protocolo de colaboração, entre a Câmara de Almada e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), através do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES AS).

Enquanto entidade parceira, o ACES AS ficará responsável por assegurar a disponibilidade dos respectivos profissionais de saúde, para implementar o projecto no terreno, bem como garantir o material de desgaste necessário às actividades do projecto.
Nesta parceria participam ainda a Direcção-Geral da Saúde e o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Dentro dos objectivos da Unidade Móvel de Saúde está a promoção e vigilância da saúde, promoção do autocuidado e corresponsabilização em saúde e aumentar a literacia nesta área.

- PUB -

Esta unidade visa ainda garantir a cobertura vacinal da população que eventualmente não se encontre integrada no Serviço Nacional de Saúde, com especial enfoque na população migrante, identificar e encaminhar situações de risco e promover rastreios, nomeadamente o rastreio do cancro de pele, junto à praia, imunidade do Covid-19 e todos os outros casos que os técnicos de saúde possam referenciar.

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -