20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalAlmadaBruxelas ‘aproxima’ metropolitano ao arco ribeirinho

Bruxelas ‘aproxima’ metropolitano ao arco ribeirinho

Os concelhos de Almada, Seixal e Montijo vão ficar ‘mais perto’ do Cais do Sodré, em Lisboa, com a prevista expansão da Linha do Metropolitano. Um projecto que o Governo quer iniciar ainda este ano e, ontem, viu a Comissão Europeia aprovar um investimento de 83 milhões de euros para apoiar a construção.

- PUB -

A verba proveniente do Fundo de Coesão, abre assim a porta à construção da circular do metro de Lisboa, com prolongamento das linhas Amarela e Verde, que deverá estar concluída em 2024.

De acordo com Bruxelas, a nova linha circular “irá ligar melhor a linha Amarela de Lisboa, que serve a zona com maior densidade de emprego, com a linha Verde”, numa obra que, “uma vez concluída, reduzirá os estrangulamentos e os tempos de viagem na área metropolitana da capital portuguesa”. Para além dos concelhos da Margem Sul, vão ainda beneficiar desta ligação, ao centro urbano da capital, os concelhos de Oeiras e Cascais.
A Comissão Europeia foi sensível ao argumento das autoridades portuguesas de que esta expansão do metropolitano poderá causar “uma redução de cerca de 25 milhões de passageiros por quilómetro e uma redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) em perto de cinco mil toneladas por ano”.

Destaca a comissária europeia, com a pasta da e as Reformas, Elisa Ferreira, que este projecto “trará muitos benefícios à Área Metropolitana de Lisboa”, entre os quais “ligações mais fáceis entre todas as formas de transportes públicos, tempos de viagem mais curtos, redução das emissões de CO2 e melhor acesso a estes serviços, inclusive para as pessoas com mobilidade reduzida”.

- PUB -

Em Fevereiro, o parlamento aprovou uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020, que motivou protestos do PS e do Governo, para a suspensão da linha circular do Metropolitano de Lisboa, mas o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o parlamento apenas formulou uma recomendação, sem suspender qualquer decisão administrativa.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -