26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaCDS-PP anuncia apresentação de propostas contra precariedade laboral

CDS-PP anuncia apresentação de propostas contra precariedade laboral

Em almoço com centena e meia de apoiantes na Costa de Caparica, Aldolfo Mesquita Nunes, vice-presidente dos centristas, disse que o partido irá apresentar, nos próximos meses, propostas concretas a pensar no abuso do trabalho temporário e nos trabalhadores independentes

- PUB -

O CDS-PP vai apresentar um conjunto de propostas para melhorar a legislação laboral, anunciou o vice-presidente do partido, Adolfo Mesquita Nunes, durante um almoço-convívio realizado na terça-feira, 1, com cerca de centena e meia de apoiantes centristas, na Costa de Caparica, Almada. Ao mesmo tempo, o número dois dos democratas-cristãos defendeu que foram as medidas aprovadas pelo Governo PSD/CDS-PP que permitiram a actual redução do desemprego.

“Há uma década que o CDS-PP celebra o Dia do Trabalhador em Almada. É isso que estamos a fazer uma vez mais, num momento em que Portugal vive uma quebra do desemprego, que se deve muito à legislação laboral apresentada pelo Governo anterior, legislação laboral essa que a esquerda parlamentar quer, insistentemente, revogar”, disse Mesquita Nunes, que substituiu Assunção Cristas no evento de comemoração do Dia do Trabalhador.

O vice-presidente do CDS-PP sublinhou a necessidade de melhorar a actual legislação do trabalho e prometeu apresentar, nos próximos meses, um conjunto de propostas para dar resposta aos problemas da precariedade das relações de trabalho e aos abusos do trabalho temporário.

- PUB -

“Em primeiro lugar, é preciso olhar para essa matéria [precariedade e abuso do trabalho temporário] e teremos propostas muito concertas. Em segundo lugar, no que respeita aos trabalhadores independentes – que é a forma de trabalho que mais se vai impor nas próximas décadas, de acordo com todos os estudos –, é preciso encontrar protecção social e laboral.”

No sentido da “compatibilização entre a vida pessoal, familiar e laboral”, deixou o compromisso de o partido vir a apresentar “propostas na área do teletrabalho, do trabalho parcial e da possibilidade de acumular prestações sociais com [rendimentos do] trabalho”.

“São matérias onde a legislação laboral ainda precisa de ser melhorada e que tem que ver com a nova realidade da economia: mais trabalhadores independentes, inteligência artificial e economia digital, que traz perfis novos de trabalhadores e sobre os quais temos de reflectir”, justificou.

- PUB -

O dirigente dos centristas criticou a posição dos partidos de esquerda. “Não podemos continuar a ter trabalhadores independentes que não têm protecção suficiente porque a esquerda não lhes reconhece a existência ou acha que eles não devem existir.”

Sobre o eventual aumento do salário mínimo nacional para 600 euros já em 2019, Mesquita Nunes garantiu que o CDS-PP não se opõe, desde que as condições da economia o permitam e que o mesmo não seja sustentado por mais aumentos de impostos encapotados.

Concelhia já prepara reuniões e visitas

Em comunicado, a Concelhia de Almada do CDS-PP lembrou que organiza “há nove anos” este evento de comemoração do 1.º de Maio, ao mesmo tempo que salientou a base de apoio do partido neste concelho.

“Almada é no Distrito de Setúbal, o concelho que mais contribui para a eleição dos deputados do CDS-PP, razão pela qual a aposta é forte num caminho que deverá ser traçado de forma clara, sem recuos, com afinco e convictamente seguros de que o cenário instalado só tem um sentido: a mudança, sob pena de um futuro hipotecado, fruto das más políticas, do absentismo e de um certo poder instalado, que cheio de vícios cria obstáculos a quem se opõe aos seus interesses e agenda cirúrgica.”

A estrutura local dos centristas anunciou, de resto, que no âmbito das questões laborais, tal como em outras áreas, “está já a preparar um conjunto de reuniões e visitas que versam as questões do trabalho não excluindo nem assalariados nem patrões”. Para o efeito, o CDS-PP promete apostar “em equipas empenhadas, assíduas, proporcionando lideranças fortes que desenvolvam resultados mais ambiciosos”, criticando ao mesmo tempo a actuação partidária da esquerda.

“O 1.º de Maio tem para o CDS-PP de Almada um simbolismo especial, pois ainda estão muito enraizadas as lutas laborais entre uma esquerda antiquada e retrógrada”, concluem os democratas-cristãos.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -