28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaALMADA Dia do diploma junta 1.500 pessoas na maior enchente de sempre

ALMADA Dia do diploma junta 1.500 pessoas na maior enchente de sempre

Entrega de diplomas a alunos que se distinguiram pelas notas e pelo bom comportamento é já uma referência no concelho e este ano registou uma moldura humana impressionante, com as bancadas do Complexo Municipal dos Desportos repletas de gente

- PUB -

O ‘Dia do Diploma’, cerimónia de entrega de prémios do Agrupamento de Escolas Francisco Simões, de Almada, registou este ano a maior enchente de sempre, com cerca de 1.500 pessoas, entre pais, familiares e membros da comunidade educativa a assistirem.

A participação foi tão grande que o evento, que costuma realizar-se no refeitório da Escola Francisco Simões, foi transferido para o Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, para conseguir acolher as cerca de quinze centenas de pessoas que acorreram ao local. Com esta enorme capacidade de mobilização, o Dia do diploma, afirmou-se já como uma realização de referência entre os eventos da área da Educação no concelho de Almada.

A organização, anual, é da responsabilidade do Júri dos Prémios de Mérito do Agrupamento, este ano composto pelas professoras Olívia Mateus, Cármen Pinto (posteriormente substituída por Marta Horta), do 1º ciclo; Ana Leonor Duarte (2º ciclo); Cristina Santos (substituída por Cristina Artur), Maria de Lurdes Trilho, Rosário Proença, Carmo Mestre (3º ciclo e ensino secundário) e por Carla Garcia, em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Francisco Simões.

- PUB -

A primeira parte do evento contou com um espectáculo composto de variados números de música e de dança proporcionado por algumas colectividades locais, nomeadamente os Dominó e os Vozes d’Água com música tradicional portuguesa; a graciosidade do Grupo de Sevilhanas e Flamenco do Beira-Mar de Almada, da responsabilidade da professora Marisa Caeiro; a sonoridade da Orquestra 7, sob a direcção do maestro Filipe Henda e o ritmo da Escola de Dança NEXT, sob a orientação da profª Lara Alves, que graciosamente colaboraram nesta festa. Os restantes números artísticos (canto, judo, dança, ballet e poesia) foram interpretados por alunos das várias escolas do Agrupamento.

A segunda parte da cerimónia consistiu na entrega das menções honrosas, prémios de valor e prémios de mérito aos alunos que se distinguiram pelas suas classificações e atitudes no ano lectivo 2016/17, e na entrega dos diplomas de conclusão do ensino secundário àqueles que concluíram o 12º ano nesse mesmo ano lectivo. O prémio «Almada, Cidade Inteligente» foi atribuído pela directora do Departamento de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Almada, Paula Sousa, ao aluno Daniel Estêvão do Curso Profissional Técnico de Multimédia por ter obtido a melhor classificação do 12º ano.

A apresentação esteve a cargo de treze alunos do 5º ao 11º ano de escolaridade: Nuno Rodrigues, Filipa Leitão, Tomás Martins, Leonor Meireles, Duarte Simões, Lara Diniz, Tiago Marques, Rita Farinha, Lucas Cirilo, Beatriz Coelho, Miguel Moreira, Carolina Campos e Henrique Pinheiro. O staff do evento foi assegurado por alunos dos Cursos Profissionais Técnico de Turismo e Técnico de Multimédia. Como convidados especiais, a cerimónia contou com a presença do presidente da União das Freguesias Laranjeiro e Feijó, Luís Palma, um dos patrocinadores dos prémios atribuídos aos alunos; do patrono do Agrupamento, o escultor Francisco Simões, que agradeceu à grande plateia a presença em momentos-chave do Agrupamento e sobretudo aos 95 alunos premiados; da directora, professora Augusta Delgado, que aplaudiu todos os elementos da comunidade educativa presente, sobretudo os alunos, pelo seu mérito.

- PUB -

Os agradecimentos foram dirigidos à equipa de trabalho pela organização do evento que levou até ao Complexo Municipal dos Desportos uma tão grande moldura humana até então nunca vista em eventos anteriores (que começaram por ter lugar no refeitório da escola, referiu a Presidente do Júri); ao pessoal docente, não docente, alunos e encarregados de educação por dignificarem o trabalho do Agrupamento de Escolas Francisco Simões; e aos patrocinadores por terem contribuído para a aquisição dos prémios para os alunos: Câmara Municipal de Almada, União das Freguesias Laranjeiro e Feijó, Teatro Municipal Joaquim Benite, TST, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Francisco Simões, Diário da Região, TV Almada, Porto Editora, Raiz Editora, papelaria Soltecópia, pastelaria Doce Creme e Café ABC.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -