25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaIHRU avança com a reabilitação de um bairro social em Almada

IHRU avança com a reabilitação de um bairro social em Almada

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou que está a desenvolver projectos e candidaturas para a reabilitação de 17 bairros sociais, num investimento superior a 16,3 milhões de euros, sendo um deles o bairro Amarelo, em Almada.

“Já estão aprovados 2 dos 17 projectos. Trata-se da reabilitação do bairro social de Arcozelo, em Barcelos, e de 14 edifícios do bairro Amarelo, em Almada”, refere o instituto, em comunicado.

- PUB -

Nos 14 edifícios do bairro Amarelo, cuja construção foi concluída entre 1980 e 1982, vão ser realizados trabalhos de reabilitação das partes comuns, nomeadamente, coberturas, fachadas, zonas de circulação e renovação das instalações técnicas, mantendo as características gerais da arquitectura existente.

“Como estratégia de intervenção, pretende-se uma reabilitação faseada, priorizando os edifícios em pior estado de conservação, tendo sido identificados os primeiros 14 lotes. Os restantes lotes – 15 a 34, são objecto de uma segunda candidatura que será entregue ainda este ano”, salienta o IHRU, no mesmo documento.

No caso do bairro de Arcozelo, em Barcelos, que foi construído em 1973, é a primeira vez em 44 anos que tem obras de reabilitação integral dos edifícios.

- PUB -

“Estas obras tiveram início no mês de Março e visam a remodelação e isolamento das coberturas, revestimento das fachadas com materiais eficientes em termos energéticos, substituição de todas as janelas e respectivas caixilharias e reparação e beneficiação das áreas comuns dos edifícios, nomeadamente escadas e redes comuns de água e electricidade”, conclui.

Dos outros 15 projectos, já foram apresentadas 4 candidaturas e as restantes 11 serão entregues até ao final deste ano.

Esta é a primeira vez que o IHRU tem acesso a fundos comunitários para este tipo de projectos, no âmbito dos programas de reabilitação urbana do Portugal 2020, criados em 2014 e 2015.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -