1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaTrês estreias absolutas na Mostra Internacional de Artes de Almada

Três estreias absolutas na Mostra Internacional de Artes de Almada

Festival deste ano arranca na próxima sexta-feira e estende-se aos concelhos do Seixal, Sesimbra, Alcochete, Barreiro, Moita e Montemor-o-Novo

A 22.ª edição da Mostra Internacional de Artes, organizada pelo Teatro Extremo de Almada, vai ter três estreias absolutas e sete espectáculos inéditos em Portugal, disse hoje à agência Lusa o director do festival, Rui Cerveira.

- PUB -

`Que sabes tu? … de literatura portuguesa´, da companhia Arawake, de Espanha, a 27 de Maio, no Teatro-Estúdio António Assunção, `Fobos´, da Companhia de Dança de Almada, também a 27 de Maio, na Academia Almadense, e `Os mortos não bebem chá´, da companhia Cena Múltipla/Acome, de Almada, a 2 e 3 de Junho, no Fórum Municipal Romeu Correia, são as três estreias anunciadas para este ano.

Segundo Rui Cerveira, além das três estreias absolutas, “o festival `Sementes´, que decorre de 19 de Maio a 4 de Junho e que é dedicado ao pequeno público, vai também dar a conhecer sete espectáculos de companhias estrangeiras que nunca foram apresentados em Portugal”.

Embora o festival seja feito a pensar no público jovem, Rui Cerveira salienta que muitos espectáculos têm “vários níveis de leitura”, uma vez que as crianças não podem ir sozinhas a alguns eventos, que, por isso, são idealizados a pensar em toda a família.

- PUB -

Mais de meia centena de actividades e 23 companhias

“Vamos ter 55 actividades de 23 companhias artistas e associações artísticas nacionais (Almada, Lisboa, Porto, Sintra, Leiria, Lousada, Águeda e Espinho) e estrangeiras (Espanha, França, Itália, Noruega e Eslovénia)”, disse Rui Cerveira.

“No total vamos ter 22 espectáculos, incluindo teatro, dança, música, marionetas, circo e teatro de rua, três instalações interactivas, um carrossel artístico e uma exposição de desenhos de expressão plástica, dos alunos do agrupamento de escolas Anselmo de Andrade, de Almada”, acrescentou.

- PUB -

O festival deste ano, que se estende aos concelhos do Seixal, Sesimbra, Alcochete, Barreiro, Moita e Montemor-o-Novo, tem um orçamento de 170 mil euros suportado, maioritariamente, pelos apoios dados pela Direcção Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Almada.

A exemplo do que já aconteceu em anteriores edições, atendendo a que o Dia Mundial da Criança se celebra a um dia de semana (quinta-feira, dia 1 de Junho), o último dia do festival (domingo, 4 de Junho) inclui muitas actividades e uma festa dedicada às crianças, no Parque da Paz, em Almada.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -