Aldeia vinhateira abre portas para nova edição da Mostra de Vinhos de Fernando Pó

Aldeia vinhateira abre portas para nova edição da Mostra de Vinhos de Fernando Pó

Aldeia vinhateira abre portas para nova edição da Mostra de Vinhos de Fernando Pó

Doze pavilhões e seis tasquinhas são novidades nesta edição que espera atingir recordes em número de visitantes

 

É já este fim-de-semana que se realiza a 27.ª Mostra de Vinhos de Fernando Pó. A edição deste ano quer bater recordes no número de visitantes porque há mais dois pavilhões a juntar aos habituais dez das anteriores edições, e seis tasquinhas que vão substituir os dois restaurantes que existiam nos anos passados.

- PUB -

Além das adições que vão compor ainda mais o programa os visitantes podem esperar, como é habitual, muita animação, música e dança, ao que acresce a já tradicional prova de vinhos que vai distinguir entre 21 vinhos tintos e 16 vinhos brancos a concurso, através de uma prova cega com votos do público.

Ao longo de todo o certame, que começa na tarde de sexta-feira e só termina na noite de domingo, haverá ainda tempo para assistir a workshops e comprar os produtos tradicionais que são já identidade da iniciativa.

Na apresentação do certame, que decorreu na Casa Mãe da Rota dos Vinhos a 12 de Abril, Andreia Brás, membro da comissão organizadora, admitiu que dado o investimento – que este ano chega a 22 mil euros – e o trabalho com os vitivinicultores o fim-de-semana pode levar até Palmela “10 mil visitantes (oito mil é o recorde) para saborearem” o que há de melhor na região. Na mesma ocasião o presidente da câmara municipal, Álvaro Amaro, considerou que Fernando Pó “é já uma referência na região pela sua genuinidade e pela generosidade das suas gentes”.

- PUB -

A entrada na aldeia vinhateira está sujeita ao pagamento de dois euros, em cada um dos dias, e quem queira consumir bebidas no interior do certame deverá adquirir o copo oficial da mostra, que estará disponível em diversas bancas pelo valor de três euros. A inauguração está marcada para as 18 horas de sexta-feira.

Animação não vai faltar ao longo de três dias

O espaço tem a inauguração oficial marcada para as 18 horas de sexta-feira, a cargo de Marisa Ramos e Carolina Roque e, meia-hora depois, está aberto o pavilhão da mostra ao público, mas só pelas 19 horas estarão abertos os restantes pavilhões. Para a noite está marcado um baile com João Tendeiro e Ricardo Pelixo (21 horas), interrompido às 22 horas para o concerto com a Banda Motel Albarquel, mas retomado depois pelas 23 horas.

- PUB -

Nesse dia, à semelhança dos seguintes, os pavilhões vão fchar pelas 23h30 e o encerramento geral dá-se pela 1 hora da madrugada.

No sábado o calendário está bem recheado e os espaços abrem bem mais cedo. Pelas 12 horas dá-se a abertura das tasquinhas e, às 14 horas, a abertura dos pavilhões. A partir das 15 horas decorre a actuação das/ os alunas/os de Guitarra de Carolina Roque. Passada meia-hora é tempo de um concerto, desta vez com Paper Hearts Acústico.

Na continuação do programa às 16 horas “Há prova com Fernão Pó Adega”, e uma hora depois a actuação do Rancho Folclórico Regional de Fernando Pó. Às 17h30 mais um concerto, desta vez de jazz, à responsabilidade de Artur Mendes. Para as 18 horas estão marcadas duas actividades: um showcooking com a Bimby e uma demonstração de dança do Ventre com Flor de Lótus.

A partir das 19 horas decorre a primeira fase da prova dos vinhos concorrentes à categoria “Escolha do Público” (que terá a 2.a fase no dia seguinte). Às 20 horas e às 20h30,
respectivamente, entregam-se os prémios da 27.ª Mostra de Vinhos (primeiro dos Tintos e depois dos Brancos).

A festa vai prolongar-se pela noite dentro, às 21 horas com um baile com Marco e Cláudio, interrompido às 22 horas para o concerto com Miguel Bravo, que termina pelas 23 horas altura em que continuará o baile.

O último dia da 27.a edição do certame vai começar com uma aula de zumba dedicada ao Dia da Mãe, leccionada por Nuno Aldeias a partir das 11 horas. A partir das 12 horas estão
abertas as tasquinhas e, mais uma vez, os pavilhões abrem a partir das 14 horas.

Às 15 horas há actuação do Rancho Folclórico Os Académicos do Bairro Margaça e, uma hora mais tarde, um workshop de Pudim Caramelo com Confraria da Sopa Caramela. Pelas 17 horas “Era uma vez o Cante”, e, meia-hora mais tarde é tempo para a segunda fase da prova do concurso “Escolha do Público”. A tarde termina com a actuação de Dança do Grupo de Flamenco Maria Navarro (18 horas).

Terminada a tarde o restante tempo do programa é dedicado à entrega de prémios “Escolha do Público” (20h30), um baile com Luís Rosa (21 horas), interrompido pelo concerto com Cláudia Martins e Minhotos Marotos (22 horas), retomando depois às 23 horas.

 

Notícia rectificada para corrigir o primeiro parágrafo. Onde se lia “não fossem mais dois pavilhões” deve agora ler-se “porque há mais dois pavilhões”. Pedimos desculpa pelo lapso.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -