Iniciativa, que pretende angariar verbas para comprar máquina de lavar loiça, apresenta sevilhanas, teatro, música, desporto e muito mais
O Jardim do Rossio, em Alcochete, prepara-se para receber o 2.º Festival Refood Alcochete em Movimento este domingo. O evento, dinamizado pelo Núcleo Refood do concelho, contará com a participação de cerca de 35 instituições e tem como principal objectivo demostrar o trabalho feito por cada uma delas. Iniciativa pretende também angariar verbas para a aquisição de uma máquina de lavar loiça para o Centro de Operações do Núcleo Refood de Alcochete.
Sevilhanas, ranchos, teatro, música, desporto e muitas outras áreas vão ter o seu momento, num dia que começa logo pelas 10 horas e se prolonga até às 20 horas. Em nota de Imprensa a organização explica que muitas destas instituições “dedicam-se a ajudar quem mais necessita, outras apoiam o desporto junto dos jovens e que juntas irão proporcionar, certamente, um dia fantástico a todos os visitantes”.
Além da presença das colectividades, haverá também a realização de três workshops de culinária, tendo estes como objectivos promover o “consumo de alimentos saudáveis e promover a prática do reaproveitamento alimentar”. Quanto à animação musical do evento, esta ficará a cargo de vários artistas do concelho de Alcochete.
O 2.º Festival Refood Alcochete em Movimento, além de possuir o objetivo de “proporcionar um momento de diversão e alegria para toda a família”, visa também uma causa social que consiste em angariar verbas para a aquisição de uma máquina de lavar loiça para o Centro de Operações do Núcleo Refood Alcochete.
Actualmente o Núcleo Refood Alcochete apoia semanalmente 75 famílias, com bens alimentares, traduzindo-se em 196 pessoas/semana. A aquisição da referida máquina de lavar loiça torna-se “urgente” na medida em que o número de recipientes a lavar diariamente, resultantes da recolha dos excedentes alimentares, tem vindo a aumentar, refere a organização.
O Núcleo Refood Alcochete existe no concelho há pouco mais de três anos e tem como finalidade minimizar o desperdício alimentar, através da recolha de excedentes alimentares em boas condições que por sua vez são canalizados para as famílias que atravessam um momento de insegurança alimentar. Todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo só é possível através da “inclusão de toda a comunidade”, sendo que o esforço realizado é totalmente voluntário.