Propostas da CDU são apresentadas, a partir das 15 horas, no Salão da Junta de Freguesia de Alcochete
Está marcada para este domingo a apresentação da candidata à presidência da Câmara Municipal de Alcochete, Raquel Prazeres, e de Ana Luísa Lourenço, cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Alcochete. Os elementos da CDU vão estar reunidos no Salão da Junta de Freguesia de Alcochete, a partir das 15 horas, para ficarem a conhecer as propostas da coligação partidária relativamente às próximas eleições autárquicas.
Raquel Prazeres é membro do PCP e do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e uma profissional “multifacetada” com um percurso que cruza as áreas da cultura, saúde, educação e activismo cívico e político.
A candidata à presidência da autarquia foi eleita na Assembleia Municipal de Alcochete, entre 2005 e 2013, e desempenhou o cargo de vereadora no executivo camarário liderado por Luís Franco, que agora lidera a candidatura da mesma coligação, mas à Câmara Municipal do Montijo. Actualmente é membro da Assembleia de Freguesia do Samouco.
No âmbito sindical, Raquel Prazeres integrou a direcção do Sindicato dos Trabalhadores da Cultura, onde defendeu os direitos dos profissionais do sector, enquanto na área do associativismo, pertenceu à direcção da ARPIFS – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Samouco e é membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses no núcleo de Alcochete, reforçando o seu “envolvimento na preservação da memória histórica e na luta pelos direitos sociais”.
Já Ana Luísa Lourenço, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Alcochete e membro do PCP, casada e mãe de dois filhos, é advogada, licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e é eleita na Assembleia Municipal de Alcochete desde 2017.
Integra o Conselho Consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo para a revisão do Plano Diretor Municipal de Alcochete e é ainda membro da Comissão Permanente do Ordenamento do Território, Urbanismo e Actividades Económicas de Alcochete. A candidata integra também a direcção da Associação Portuguesa dos Juristas Democratas e foi candidata a Bastonária da Ordem dos Advogados em 2019.
As escolhas foram efectuadas depois de um “amplo processo de auscultação colectiva”, a membros do PCP, do PEV, da Intervenção Democrática (ID) e outros independentes.
Em 2021 a CDU foi a segunda força mais votada, elegendo dois vereadores. As próximas eleições autárquicas deverão decorrer entre Setembro e Outubro.