Preço das casas em Alcochete com aumento de 67% em apenas um ano

Preço das casas em Alcochete com aumento de 67% em apenas um ano

Preço das casas em Alcochete com aumento de 67% em apenas um ano

Construção do novo aeroporto apontada como principal razão, mas Fernando Pinto afirma que fenómeno “não é de agora”

O concelho de Alcochete registou um aumento no preço médio das casas de 67% em apenas um ano. O portal Imovirtual avança a principal razão para isto acontecer é a construção do novo aeroporto de Lisboa, mas o presidente da Câmara Municipal de Alcochete mostrou-se duvidoso perante os dados e afirmou que se trata de algo que já vinha a acontecer há alguns anos “mesmo antes de se conhecer a decisão do novo aeroporto”.

- PUB -

De acordo com o estudo deste portal imobiliário, o concelho de Alcochete registou um crescimento de 67% nos preços médios de venda de imóveis no último ano, no qual passaram de 390 mil euros em Setembro de 2023 para 650 mil euros em Setembro de 2024, reflectindo o interesse crescente pela região.

Os dados trimestrais apresentados pelo Imovirtual revelam uma “tendência de valorização contínua” ao longo de 2024 no concelho. No primeiro trimestre, o preço médio de venda situava-se em 450 mil, subindo para 495 mil no segundo trimestre, o que representa um aumento de 10%. Esta tendência “intensificou-se” no terceiro trimestre, com os preços a atingirem os 600 mil, marcando um aumento de 21,21% em relação ao trimestre anterior. No entender deste estudo, estes valores “reflectem assim a crescente atractividade da região, impulsionada pelas expectativas em torno do novo aeroporto”.

Para Sylvia Bozzo, responsável pelo Marketing do Imovirtual, o novo aeroporto em Alcochete “promete impulsionar ainda mais” o crescimento económico da região e “atrair uma população diversificada”, que pode ver nesta zona “uma excelente oportunidade de investimento”. Para a responsável, este impacto é “evidente” nos preços dos imóveis, que “parecem já reflectir a antecipação de uma infra-estrutura de grande porte”.

- PUB -

Autarquia não vê “correlação evidente”

Opinião contrária tem Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete, que se mostrou duvidoso perante os dados e afirmou que se trata de algo que já vinha a acontecer há alguns anos “mesmo antes de se conhecer a decisão do novo aeroporto”

Para o autarca alcochetano, este é um assunto que “não preocupa o município, para já”, revelando ainda a existência de algumas dúvidas da sua parte sobre este recente estudo da Imovirtual.

- PUB -

“Não me apercebi de uma correlação evidente no ritmo a que as casas têm vindo a subir neste concelho”, referiu em recentes declarações à SIC, explicando ainda que se trata de algo que “já vinha a acontecer há alguns anos a esta parte, mesmo antes de se conhecer a decisão do novo aeroporto”.

Já no entender do Imovirtual, a decisão de construir o aeroporto em Alcochete deverá também “trazer investimentos em infra-estruturas complementares”, como estradas, transportes públicos e serviços locais, o que pode “continuar a valorizar” os imóveis na região. “A localização estratégica de Alcochete, com fácil acesso a Lisboa, somada ao novo aeroporto, torna o concelho ainda mais atractivo para investidores e famílias”, refere o estudo.

Relativamente a nível do Distrito de Setúbal, o preço das casas aumentou 19% entre Setembro de 2023 e Setembro de 2024, destacando a “procura por áreas periféricas” de Lisboa, especialmente em Alcochete, com o novo projecto aeroportuário.

De forma mais ampla, o preço médio de venda em Setúbal subiu de 360 mil em Setembro de 2023 para 429 mil euros em Setembro de 2024. De acordo com o estudo realizado pelo portal Imovirtual, este “crescimento expressivo” deve-se em parte à “atractividade” do distrito setubalense para investidores e compradores que “procuram alternativas aos preços elevados” de Lisboa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -