Plano de Acção Climática de Alcochete em discussão pública

Plano de Acção Climática de Alcochete em discussão pública

Plano de Acção Climática de Alcochete em discussão pública

Autarquia quer envolver “leque diversificado” de agentes e actores locais, com o intuito de recolher “contributos relevantes”

O Plano Municipal de Acção Climática (PMAC) do município de Alcochete já está em consulta pública, após a decisão ter sido aprovada em reunião pública. A autarquia pretende desta forma envolver um “leque diversificado” de agentes e actores chave locais, com o intuito de recolher “contributos relevantes” para os conteúdos, acções e prioridades de intervenção no contexto territorial da “mitigação e adaptação às alterações climáticas” no território e assim “enriquecer a caracterização” e “enquadrar a implementação”.

- PUB -

Em nota de Imprensa, o município alcochetano explica que, através do PMAC, pretende dar resposta aos novos requisitos normativos e legais estabelecidos pela Lei de Bases do Clima, no contexto da política climática.

Nesse sentido, o município pretende definir uma estratégia local, com identificação de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, visando a redução das emissões de CO2 em pelo menos, 55% em 2030, 65 a 75% em 2040 e, pelo menos, 90% em 2050, em relação ao valor de 2005.

O município quer “acelerar” a descarbonização e “potenciar” a resiliência do concelho às alterações climáticas, reforçando dessa forma os objectivos e metas de sustentabilidade estabelecidos nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente ODS3 Saúde de qualidade, ODS6 Água potável e saneamento, ODS7 Energias renováveis e acessíveis, ODS11 Cidades e comunidades sustentáveis, ODS12 Produção e consumo sustentáveis, ODS13 Acção Climática e ODS15 Proteger a vida terrestre.

- PUB -

A edilidade de Alcochete esclarece ainda que a articulação do PMAC com os Instrumentos de Gestão Territorial vai reforçar a estratégia climática de Alcochete, de forma a “assegurar uma resposta adequada” no âmbito da gestão territorial, tendo em conta a “tipologia, grau de actualização e área de incidência dos planos existentes”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -