Viagens gratuitas ao balanço da tradição no sábado 13 de Agosto e na terça-feira 16 de Agosto
As Festas do Barrete Verde e das Salinas, que este ano se realizam de 12 a 16 de Agosto, vão incluir passeios no Tejo numa embarcação tradicional.
Consideradas a expressão máxima da identidade e cultura, estas festam não poderiam passar ao lado de dar visibilidade à também tradicional cultura fragateira, pelo que as históricas embarcações fazem parte das festividades.
Engalanadas junto à muralha da vila nos dias das Festas do Barrete Verde e das Salinas, estas embarcações ainda na memória de muitos, vão ter o Bote Leão a efectuar quatro passeios gratuitos durante as festividades, os quais são promovidos pela Câmara de Alcochete, e abertos à população.
Os passeios vão acontecer a 13 de Agosto, sábado, com duas viagens com partida às 14h30 e às 15h45. Terça-feira, 16 de Agosto, é possível realizar mais dois passeios com partida às 15h30 e às 16h45.
As inscrições e o levantamento dos bilhetes devem ser efectuados atempadamente no Posto de Turismo, no edifício da Escola Conde Ferreira, no Jardim do Rossio, em Alcochete.
Este ano, para a realização das Festas do Barrete Verde e das Salinas, o município de Alcochete vai atribuir um apoio financeiro de 85 mil euros ao Aposento do Barrete Verde, uma agremiação regionalista do concelho responsável pela organização destas festas.
A verba reparte-se em 80 mil euros para financiar a 79.ª edição deste evento tradicional, três mil euros para apoiar várias actividades, mil euros para o Grupo de Forcados Amadores e também mil euros para o Grupo de Sevilhanas da colectividade.
O contrato-programa inclui ainda apoio logístico e cedências, com um valor total estimado de 65 942,41 euros, nomeadamente a isenção do pagamento de taxas da licença especial de ruído, de ocupação da via pública e de utilização das instalações desportivas municipais, a utilização do Fórum Cultural, a cedência de utilização pontual de espaços e equipamentos, a cedência de viaturas e outros apoios decorrentes de actividades não programadas.
A autarquia decidiu reforçar o apoio financeiro às festas devido à necessidade de adquirir novas tronqueiras, o que só por si representa um investimento de 40 mil euros para garantir a segurança de pessoas e bens durante as largadas de toiros nas ruas.