Festa que costuma ser celebrada no último sábado de Julho foi antecipada em uma semana por motivos logísticos
A Noite Branca de Alcochete regressa às ruas do núcleo antigo da vila, que se volta a vestir de branco, mas este ano com uma nova data. Inicialmente prevista para 26 de Julho, visto que esta celebração costuma ser comemorada no último sábado de Julho, este ano a Câmara Municipal de Alcochete decidiu antecipar a festa, para o dia 19. Esta alteração deve-se a questões de logística, tendo em conta os arraiais luminosos para esta noite e para as Festas do Barrete Verde e das Salinas.
Nesta que será a sexta edição da iniciativa autárquica, a mudança de data tem causado alguma surpresa entre a população alcochetana. Ao que O SETUBALENSE apurou junto de fonte do município, esta alteração deve-se às instalações dos arraiais luminosos que estão presentes nas ruas de Alcochete nesta noite.
A empresa que coloca as luzes nas ruas para a noite branca é diferente da que coloca para as Festas do Barrete Verde e das Salinas. Nesse sentido, por questões de logística e para evitar constrangimentos, a Câmara Municipal de Alcochete optou por antecipar esta celebração em uma semana, para que o retirar das luzes desta noite não colidisse com a colocação dos arraiais para a habitual festa organizada pelo Aposento do Barrete Verde de Alcochete, que este ano está marcada entre 8 e 13 de Agosto.
Apesar do horário para a Noite Branca ainda não estar definido, O SETUBALENSE obteve a informação que vai existir animação de rua com espectáculos ao longo da noite, pontos de animação com DJ’s, decoração do espaço público, local especial para fotos e oferta de surpresas aos visitantes. Foi ainda possível apurar que, contrariamente ao que aconteceu no ano passado, para esta edição não está prevista a realização de nenhum concerto. Recorde-se que em 2024 a animação esteve a cargo da banda ‘Sangre Ibérico’, com um concerto no Largo Barão Samora Correia – Jardim do Rossio.
Apesar das alterações nas datas, continua a ser esperado que a Noite Branca transforme Alcochete com decoração e iluminação especial naquela que é conhecida por ser “uma das noites mais longas do ano”, com um dress code já conhecido por todos.