Candidato que lidera coligação CDS-PP/PSD fez apresentação oficial. João Diogo escolhido como cabeça-de-lista à Assembleia Municipal
Foi com o objetivo de fazer uma mudança “marcada por um novo rumo” que João Marques se apresentou como candidato da coligação CDS-PP/PSD à presidência da Câmara Municipal de Alcochete. O professor que encabeça a lista, pelos democratas-cristãos, defendeu de forma breve as preocupações da coligação nas áreas segurança, educação, infra-estruturas de apoio social, mobilidade, transportes, ambiente, turismo, investimento e desenvolvimento económico, desporto e cultura.
João Marques fez na passada quinta-feira a apresentação da candidatura, junto ao Monumento a D. Manuel I, em Alcochete, juntamente com João Diogo, o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal de Alcochete. Esta apresentação contou com a presença de várias caras conhecidas, como Vasco Pinto, o mandatário da candidatura, que é também presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal do CDS-PP, tal como o seu homólogo do PSD, Paulo Ribeiro, que é também o atual secretário de Estado da Administração Interna.
Depois das honras terem sido abertas por Vasco Pinto, o microfone foi passado a Luís Pedro Mota Soares, do CDS-PP, antigo ministro da Solidariedade e da Segurança Social. Foi o antigo governante quem deu a palavra ao candidato à Câmara de Alcochete, que se apresentou como o cabeça-de-lista de uma coligação que se propõe a votos para “fazer uma mudança marcada por um novo rumo” para Alcochete.
No seu discurso, o candidato começou por apresentar a sua ligação a Alcochete, tendo para isso recuado até ao ano de 1996, altura em que tomou a decisão de se mudar de forma definitiva para o concelho de Alcochete. Depois de se tornar morador nesta vila, João Marques esteve envolvido no movimento associativo existente em Alcochete, tendo no seu discurso destacado a ligação que teve, em vários mandatos, nos órgãos sociais da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e no Aposento do Barrete Verde de Alcochete.
Sem se focar em nenhuma temática em particular, o candidato pela coligação CDS-PP/PSD, apresentou de uma forma breve as preocupações da coligação nas áreas segurança, educação, infra-estruturas de apoio social, mobilidade, transportes, ambiente, turismo, investimento e desenvolvimento económico, desporto, cultura e tradições, tendo nesta matéria salientado a proposta de criação de um Fundo Municipal para a Cultura e Tradições.
No final da sua intervenção, João Marques fez questão de chamar a palco, além do cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal, Joaquim Garrancho Campino, Pedro Sales e Sandra Miguel, os candidatos para as freguesias de Alcochete, Samouco e São Francisco, respectivamente, que o acompanham nesta campanha autárquica.
Nas próximas eleições para a presidência da Câmara de Alcochete, João Marques terá, para já, como adversários o atual presidente do município, Fernando Pinto, pelo Partido Socialista (PS), Raquel Prazeres pela CDU (coligação PCP/PEV), e Eugénia Murjal, pelo Chega.
Atualmente o executivo da autarquia alcochetana é constituído por sete eleitos, cinco vereadores do PS e dois da CDU. As próximas eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de Outubro.