Governo pede tempo para analisar relatório da ANA sobre novo aeroporto

Governo pede tempo para analisar relatório da ANA sobre novo aeroporto

Governo pede tempo para analisar relatório da ANA sobre novo aeroporto

Administração central garante que construção da infraestrutura não terá custos para os contribuintes

Depois de receber o relatório da ANA Aeroportos com as condições da concessionária para a construção do Aeroporto Luís de Camões, no Campo de Tiro de Alcochete, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, pediu tempo para o Governo analisar o relatório, negando algum desentendimentos com o ministro das Finanças acerca do custo da infraestrutura para os contribuintes.

- PUB -

“Acho que ontem [quarta-feira] eu e o senhor ministro das Finanças fomos claros. Numa primeira análise do relatório, o que podemos dizer aos portugueses é que a ANA, a Vinci, apresenta uma solução onde não há aporte para o Orçamento de Estado. Esse era o nosso compromisso. E a Vinci anuiu e apresentou uma solução nesse sentido”, disse Miguel Pinto Luz, que sempre assegurou que o novo aeroporto não traria custos para os contribuintes.

“A Vinci agora tem um valor, não é público ainda, está no relatório. O Governo tem o seu tempo para tomar a decisão. É importante nós darmos tempo ao tempo”, acrescentou.

O Governo garantiu que mantém a intenção de não onerar directamente os contribuintes com a construção do aeroporto e adiantou que o relatório da ANA prevê um cenário em que isso é possível.

- PUB -

“Mantém-se a intenção do Governo de não onerar directamente o Orçamento do Estado com a construção do aeroporto”, refere. A mesma nota adianta ainda que “o relatório da ANA apresenta um cenário em que não há encargos directos para os contribuintes, redobrando assim a convicção inicial do executivo”. 

Oposição crítica relatório “inaceitável” e quer comissão de acompanhamento

O PS pediu hoje ao Governo que envie ao parlamento o relatório entregue pela ANA com as condições para a construção do novo aeroporto de Lisboa. Sobre as notícias de que o novo aeroporto deverá custar afinal cerca de oito mil milhões de euros, o deputado Hugo Costa referiu que o PS quer conhecer “a realidade dos números”.

- PUB -

Já o PCP vai requerer a audição do ministro das Infraestruturas sobre o negócio do novo aeroporto de Lisboa, considerando que o Governo deve esclarecer a sua postura perante o “inaceitável relatório” da ANA Aeroportos. O deputado António Filipe considerou que o relatório entregue relativamente à construção do novo aeroporto de Lisboa “é inaceitável para os interesses do País”. 

Quanto ao Chega, vai propor a constituição de uma comissão eventual no parlamento para acompanhar a construção do novo aeroporto de Lisboa. “Vamos dar entrada, já no início do próximo ano, a um pedido de comissão eventual de acompanhamento da construção do novo aeroporto para garantir que tudo o que se gasta é escrutinado pelo parlamento”, afirmou André Ventura, considerando que o País não pode “continuar a ter o anúncio de grandes obras públicas sem qualquer escrutínio”. 

O presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luís Arnaut, e o presidente executivo, Thierry Ligonnière, entregaram na terça-feira ao ministro das Infraestruturas e ao ministro das Finanças o relatório inicial para o arranque formal das negociações com o Governo para a construção do novo aeroporto, que o Governo tem agora 30 dias para analisar. Com LUSA

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -