Segundo-tenente participou em várias missões de busca e salvamento enquanto oficial da guarnição do NRP Viana do Castelo e do NRP António Enes
A segundo-tenente, natural de Alcochete, assumiu no ano de 2024 o posto de nova comandante do Navio da República Portuguesa (NRP) Orion. Sara Brioso, ao longo do seu percurso, participou em várias missões de busca e salvamento enquanto oficial da guarnição do NRP Viana do Castelo e do NRP António Enes.
A comandante do NRP Orion participou ainda em várias missões internacionais, que lhe permitiram conhecer outros países, mares e culturas.
Sara Brioso ingressou Escola Naval em 2015, concluiu o mestrado integrado em Ciências Militares Navais, na classe de Marinha, em Outubro de 2020 e, ao longo do seu percurso, participou em várias missões de busca e salvamento enquanto oficial da guarnição do NRP Viana do Castelo e do NRP António Enes.
Para a militar, comandar um navio é “uma honra e um desafio profissional” que sempre ambicionou. E assumiu com “dedicação” para garantir o cumprimento das missões que são atribuídas.
Para os jovens que sonham com uma carreira na Marinha, o conselho que esta jovem comandante de navio, natural de Alcochete, deixa é que “não tenham medo de sair da zona de conforto”. Sara Brioso refere que a Marinha oferece uma “oportunidade única e recompensadora”, proporcionando “formação académica, contacto com diversas culturas e países, e a oportunidade de conhecer pessoas incríveis ao longo do percurso”
Os outros nomeados para este prémio foram o presidente do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Rui Fonseca, e o ex-jogador do Grupo Desportivo Alcochetense, Diogo Piqueira.
O prémio de Figura do Ano do concelho de Alcochete foi entregue por Francisco Alves Rito, director do jornal O SETUBALENSE. A vencedora do galardão não pode estar presente, por estar numa missão no NRP Orion, sendo que quem recebeu o prémio foi Paulo Caleira.