O programa inclui actividades como descobrir as plantas comestíveis das salinas, observar as aves que habitam aquela zona e fado
O Festisal! tem este sábado, 20 de Julho, a 5.ª edição e, mais uma vez, será um dia especial para conhecer o melhor património natural do concelho de Alcochete, no complexo de Salinas do Samouco, assim como o património identitário local relacionado com a manutenção da actividade salineira, respeitando as técnicas artesanais.
Entre as 9h00 e as 19h00, o programa inclui diversas actividades como descobrir as plantas comestíveis das salinas, observar as aves que habitam aquela zona, participar em ateliês diversos, assistir a showcookings, espectáculos de fado e aproveitar os produtos locais disponíveis no Mercadinho.
“Um sábado em cheio para toda a família com direito a transporte gratuito em comboio turístico, entre o Largo de São João e as Salinas, e muitas outras surpresas”, promete a organização repartida entre a Fundação das Salinas do Samouco, Câmara de Alcochete, Junta de Freguesia de Alcochete, Lusoponte, Automóvel Clube de Portugal e Associação Gil Teatro.
O programa inclui várias sessões, limitadas a 20 pessoas, sobre a Rapação de Sal com recriação histórica, a decorrerem na Marinha do Sal. Às 9h30 e 12h00 acontecem visitas guiadas, limitadas a 40 pessoas, pelo percurso do pernilongo, com concentração na recepção do complexo.
Das 10h30 às 12h00 a proposta é partir à descoberta das plantas halófitas comestíveis das salinas do Samouco, usos e benefícios, limitado a 35 pessoas, com concentração no Mercadinho. Das 14h30 às 17h00, é para observação de aves, a concentração é na Oficina do Ambiente, a actividade é limitada a 20 pessoas.
Neste dia estão ainda previstas várias apresentações no Palácio dos Pinheirinhos. Às 10h00, Afonso Rocha, do CESAM Universidade de Aveiro, vai falar sobre o tema “Do Mar ao Rio” referindo os hábitos das aves costeiras. Meia hora depois, o tema é a Migração e Ecologia do Abelharuco, sobre nove anos de investigação de Joana Costa, da Universidade Complutense de Madrid.
Às 11h00 Artur Chambel, da Globalbit, fala sobre a Gestão e Valorização da Avifauna nas Salinas do Samouco, e 30 minutos depois Hugo Sampaio, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, vai referir a Conservação de Aves Estepárias. Todas as apresentações são limitadas a 40 pessoas.
Com inscrição obrigatória, tal como todas as actividades neste sábado, estão programados vários ateliês. A concentração é no Mercadinho, e sessão é sobre Pães de Sal. No Serviço Educativo Biblioteca de Alcochete a sessão é As Aventuras do Mingo, e às 14h00 há um atelier poético.
Depois do showcooking, há fado alcochetano. É ainda de visitar a exposição de Pintura Acrílica “Tradições”, por Isabel Manta e José Manta.