Velório marcado para esta quarta-feira às 12 horas. Funeral será no mesmo dia, às 15h30, no Cemitério de Alcochete
Faleceu nesta segunda-feira João José da Silva Marafuga, aos 75 anos. O velório do antigo professor e histórica figura de Alcochete está marcado para esta quarta-feira, dia 12, na Capela Mortuária do Cemitério de Alcochete, a partir das 12 horas.
A missa de corpo presente está agendada para as 15 horas, com funeral às 15h30, no Cemitério de Alcochete. João Marafuga nasceu a 19 de Março de 1950, no Largo Marquês de Soydos, em Alcochete.
João Marafuga dedicou muito de si ao estudo da história local de Alcochete, assim como das suas gentes, deixando um grande legado escrito às novas gerações. Fez a sua licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no curso de Línguas e Literaturas Modernas/Estudos Portugueses. Era professor aposentado desde 2010, tendo dedicado o seu tempo livre à escrita, abordando temas da cultura da vila de Alcochete e sempre defendendo as tradições taurinas.
É o autor de obras como “O Avô, 2012; O Ti Pedro das Hortas, 2013; O Padre Cruz, 2016; Beato Manuel Rodrigues, 2021; e Defesa da Festa Brava, 2022.
O presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, deixou uma mensagem de despedida ao antigo professor, através de uma publicação nas redes sociais.
“Hoje ficámos mais pobres. Alcochete perdeu um pensador, um historiador, um defensor acérrimo das particularidades que distinguem a nossa terra de outras, um homem muito à frente do nosso tempo. Hoje perdi um amigo. Vou ter saudades. Saudades do confronto de ideias, saudades das opiniões, das divergências e sobretudo saudades de alguém que amava a nossa terra. Vou ter saudades de si João José Marafuga. Vou sentir muito a sua falta. Por si, por todos, continuarei sempre a defender a nossa terra e a nossa gente”, escreveu na sua página de Facebook.