Projeto que marca cinquentenário da cooperativa visa reforçar “capacidade de resposta” ao setor farmacêutico nacional
A Cooprofar – Cooperativa dos Proprietários de Farmácia lançou a primeira pedra da expansão do armazém de Alcochete, num investimento de 6,5 milhões de euros. Esta aposta representa um “marco” nos 50 anos da cooperativa, que pretende “reforçar a modernização, a capacidade logística e a resposta às farmácias e à indústria farmacêutica em todo o país”.
Para Hélder Mesquita, presidente da direção, este investimento “não é apenas uma obra física, é uma afirmação de ambição”, destacando que ao celebrar 50 anos de história, a cooperativa lança também “as fundações” para os próximos 50. “Queremos continuar a crescer, a modernizar-nos e a servir melhor as farmácias e a saúde em Portugal”, afirmou.
“Este é um passo estratégico para garantir que a Cooprofar continua a ser uma referência no setor. Estamos a investir naquilo que é essencial: capacidade, inovação e confiança para o futuro”, acrescentou Hélder Mesquita.
Em nota de Imprensa enviada à redação d’O SETUBALENSE, a Cooprofar explica que com este investimento reforça o seu papel como “parceiro de confiança” do setor farmacêutico, assente “excelência operacional, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental”.
De acordo com a cooperativa, entre os principais benefícios da ampliação do armazém de Alcochete destaca-se a maior capacidade de armazenagem, com área útil de 6.500 m² e altura superior a 14 metros; flexibilidade para o futuro, estando preparado para crescimento até 13.500 pallets, com automação escalável conforme as necessidades da operação; inovação tecnológica, através da integração de AMR’s (robôs móveis autónomos), sistemas automatizados de armazenamento e novas soluções de gestão logística; reforço da operação pré-grossista, com suporte logístico especializado às necessidades da indústria farmacêutica; respostas mais rápidas, pelo aumento da agilidade na entrega a farmácias e utentes; e sustentabilidade e eficiência energética, tendo o edifício concebido com elevada proteção térmica e materiais que reduzem o impacto ambiental.
A cooperativa destaca ainda que, além da expansão em Alcochete, está também a investir na automação do apoio ao negócio da farmácia, com o Sistema OSR (picking automático) para produtos de alta rotação e o incremento de 50% na capacidade de armazenamento em produtos de média e baixa rotação.