29 Junho 2024, Sábado

- PUB -
CDU lança Luís Franco à Câmara de Alcochete

CDU lança Luís Franco à Câmara de Alcochete

CDU lança Luís Franco à Câmara de Alcochete

Comunistas apostam em ex-presidente para tentarem recuperar a autarquia perdida para o PS em 2017

 

A CDU anunciou ontem Luís Miguel Franco como cabeça-de-lista à presidência da Câmara Municipal de Alcochete, para as eleições autárquicas deste ano.

- PUB -

Este é o primeiro nome que a CDU lança no Distrito de Setúbal (e no País), numa aposta que já era aguardada e que agora foi confirmada. Até porque, Luís Franco presidiu aos destinos da autarquia de Alcochete durante três mandatos consecutivos, máximo permitido por lei. Nas últimas autárquicas, a CDU, com José Luís Alfélua como cabeça-de-lista, perdeu a Câmara para o PS, que elegeu Fernando Pinto.

Luís Franco – que em 2005 recuperou a presidência da Câmara que a CDU tinha perdido nas eleições anteriores para o socialista José Dias Inocêncio – vai assim tentar reeditar um triunfo pessoal sobre o PS para devolver a liderança à Coligação Democrática Unitária num município, onde o PCP foi quase sempre primeira força política (o PS geriu a autarquia por três ocasiões).

A escolha do ex-presidente da Câmara resultou, segundo a estrutura local comunista, de um aturado processo participativo.

- PUB -

“No dia 8 de Janeiro, a Comissão Concelhia de Alcochete do PCP, concluindo um vasto processo de um ano de auscultações, que abrangeram quer militantes como simpatizantes e activistas no âmbito da CDU, como de outros ainda que não se enquadram neste espaço ideológico, decidiu em função dos resultados deste processo propor para cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Alcochete nas próximas eleições autárquicas que decorrerão no final do presente ano Luís Miguel Carraça Franco”, anunciou a coligação em comunicado.

A decisão, adianta a concelhia da CDU, “transporta em si o objectivo de dar continuidade ao projecto de desenvolvimento sustentado e harmonioso retomado em 2005, que alterou notavelmente o concelho de Alcochete, trazendo-lhe atractividade económica e qualidade de vida (…) ao nível dos padrões cimeiros do País, tornando-o, assim, num concelho de referência”.

A estrutura local da coligação lembra ainda o passado recente do cabeça-de-lista. “Luís Miguel Carraça Franco conduziu, durante 12 anos, a concretização desse projecto, ultrapassando os momentos menos bons para a política autárquica, como foram os decorrentes dos nefastos efeitos de quatro anos da governação da chamada ‘troika” e de uma crise económica, financeira e social sem precedentes, terminada em 2015 com uma nova fase na política nacional”, lembra. E considera que o ex-presidente implementou ainda “medidas políticas com repercussões no mandato em curso”, apontando como exemplos “a apresentação e a aprovação de candidaturas a fundos comunitários, a concepção de projectos e o desenvolvimento de procedimentos de concurso para a execução de grandes obras públicas municipais”.

- PUB -

A concelhia do PCP conclui que encontra em Luís Franco “não só a experiência e o saber” mas também “a correspondência com os valores identificadores e distintivos da CDU, de ‘trabalho, honestidade e competência’”, tendo em vista “um projecto necessário de prosseguir” nas vertentes  “sociais, educativas, culturais, desportivas e de lazer, turismo, ambiente e urbanismo”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -