Equipamento, que passa a integrar o Programa Nacional de Marcha e Corrida, será o quarto a funcionar no distrito de Setúbal
A vila de Alcochete vai receber um Centro de Marcha e Corrida, que passa a integrar o Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC), promovido pela Federação Portuguesa de Atletismo. A decisão foi aprovada pela Câmara Municipal de Alcochete na passada reunião camarária, sendo este o quarto centro de marcha a funcionar no distrito de Setúbal.
A autarquia alcochetana explica, em nota de Imprensa, que o centro surge como um novo instrumento de “promoção de estilos de vida saudáveis”, tendo como objetivo “incentivar a prática regular de atividade física” e também “reforçar a ligação da população” ao Complexo Desportivo do Valbom.
Lançado em 2009, o Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto de âmbito nacional desenvolvido pela Federação Portuguesa de Atletismo em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude. Este programa tem como objetivo “promover a saúde e o bem-estar, combater o sedentarismo, fomentar a inclusão social e aumentar o número de praticantes de marcha e corrida, através de acompanhamento técnico especializado”, esclarece o município.
No âmbito deste projeto, a Federação Portuguesa de Atletismo assume a totalidade dos encargos associados às formações iniciais e contínuas, bem como à abertura do centro, sendo que o município de Alcochete terá a responsabilidade de acompanhar de forma regular a atividade, através da alocação de um técnico durante duas horas semanais.
No entender da autarquia, com a criação deste novo equipamento, o município “reforça a estratégia de promoção da atividade física e de hábitos de vida saudáveis junto da comunidade”.