Município quer distinguir agentes desportivos que tiveram papel preponderante na actividade e desenvolvimento do desporto no concelho
A Câmara Municipal de Alcochete está a preparar a primeira Gala do Desporto do concelho, tendo já data guardada para 22 de Fevereiro. Foram nesta quarta-feira aprovadas, em reunião pública, as normas de funcionamento deste evento, que visa distinguir os agentes desportivos que ao longo da sua vida e em particular no ano de 2024 tiveram um “papel preponderante” na “actividade e desenvolvimento do desporto no concelho”.
Sobre esta proposta, apresentada pela vice-presidente Maria Fátima Soares, a autarca explicou que são abrangidas pelas normas todas as associações desportivas e/ou atletas/agentes desportivos que estejam enquadrados no movimento associativo de Alcochete ou que sejam naturais ou residentes no concelho.
Quanto aos prémios, serão atribuídos nas seguintes categorias: Prémios individuais (Atleta do Ano, Atleta de Desporto Adaptado do Ano, Dirigente do Ano, Treinador do Ano e Árbitro/Juiz do Ano), Prémios Colectivos (Associação Desportiva do Ano, Equipa do Ano, Modalidade do Ano e Evento do Ano) Prémio Selecção Nacional, Prémio Carreira e Prémio Menção Honrosa.
Relativamente às candidaturas, estas vão decorrer de 1 a 24 de Janeiro de 2025, devendo estas ser efectuadas em nome da associação ou em nome próprio, no caso de o atleta não representar associações locais, sendo necessário o preenchimento de um formulário próprio, disponibilizado pelo município.
Autarquia apoia instituições com 44 mil euros
Foi também aprovado nesta reunião a celebração de contratos-programa com três instituições do concelho. Para o Grupo Desportivo Alcochetense (GDA) foi aprovada uma verba de 32 mil euros para apoio às iniciativas do clube durante este ano.
Em nota de Imprensa, a autarquia salienta que o GDA se “destaca pela prática do futebol, que disputa em 12 escalões, o râguebi, com oito escalões, e o basquetebol, em quatro escalões”.
Quanto ao Grupo Desportivo Alegria e Trabalho da Barroca d´Alva, foi aprovado um apoio financeiro de 8 mil euros. Este investimento serve para “apoiar o plano de actividades deste clube que se dedica ao futsal masculino e feminino”.
Já o Agrupamento 223 de Alcochete do Agrupamento Nacional de Escutas vai beneficiar de um apoio financeiro de 4 mil euros, para “fazer face às despesas” com as suas actividades, nomeadamente a “realização de acampamentos e outras iniciativas de âmbito local e regional”.