Nomes da história recente de Portugal vão ser relembrados numa peça de teatro considerada a melhor sobre o despertar da Liberdade
Alcochete assinala o 25 de Abril a celebrar o dia com uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, como tem sido tradição ao longo dos anos, e agora também com uma peça de teatro sobre a revolução que, desde 1974, “mudou para sempre o rumo do País”, comenta o presidente da Câmara de Alcochete. Ambas as iniciativas vão decorrer no Fórum Cultural de Alcochete.
Na noite de 24 de Abril, às 21h30, no Largo de São João, actua a cantora Ana Bacalhau, num concerto de entrada livre.
“Portugal passou a ter um regime democrático. Parece simples, mas não foi”, acrescenta Fernando Pinto ao mesmo tempo que realça a peça “26 de Abril o dia Seguinte”, considerada “o melhor espectáculo de teatro sobre a história do 25 de Abril de 1974”, e que será apresentada no Dia da Liberdade
Adianta o presidente que durante a encenação “vão passar figuras icónicas da história recente de Portugal como Salgueiro Maia, Marcelo Caetano, Oliveira Salazar, o General Spínola, a Senhora dos Cravos e Otelo Saraiva de Carvalho”. É um espectáculo multimédia, gratuito e aberto à população, com projecções de vídeo, música, sons, depoimentos reais, actores e jogos de luz.
Este espectáculo está marcado para logo a seguir à cerimónia Solene da Assembleia Municipal, às 16h30. Mas as comemorações do dia do 49.º aniversário da ‘Revolução dos Cravos’ começam logo de manhã com a cerimónia do hastear da bandeira, às 9h00 nos Paços do Concelho de Alcochete, a qual é replicada nas juntas de freguesia de Alcochete, São Francisco e Samouco.