Programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo” enquadra-se nos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar
Para promover a mobilidade sustentável, a Câmara Municipal, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, implementou este ano lectivo o programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, o qual foi desenvolvido com o “objectivo de fomentar a expressão do ciclismo como importante prática de mobilidade ecológica”, explica a autarquia. Ao mesmo tempo, pretende-se fomentar a “expansão e notoriedade desta actividade no concelho de Alcochete.
Para sensibilizar e capacitar as crianças para a utilização deste meio de mobilidade, a autarquia adquiriu 98 bicicletas, e outros tantos capacetes, além de múltiplas toucas descartáveis, isto num investimento de 15 833,53 euros. Ou seja, para facilitar o acesso à prática de todos os alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcochete, a câmara comprou um kit de 17 bicicletas, e 17 capacetes, por escola.
Inserido no âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, o programa “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, é também uma das medidas integrada no Programa Operacional Lisboa 2020, na prioridade de Investimento 10.1:0020Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação.
A 28 de Março, o Centro Escolar de São Francisco e a Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco receberam um conjunto de demonstrações deste programa, às quais assistiram, além do professor coordenador do Desporto Escolar, Agostinho Silva, O presidente da Câmara Municipal, Fernando Pinto, a vereadora Fátima Soares, responsável pelo pelouro da Educação, e a adjunta do director do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Marília Alegria.
Este programa “tem permitido às crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Alcochete aprenderem a utilizar a bicicleta como meio de mobilidade, assim como a aprender a circular em segurança, sensibilizando-as e educando-as para uma cidadania mais responsável e proativa na prática de uma actividade sustentável”, refere a autarquia em nota de Imprensa.