25 Fevereiro 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteJorge Cristino apresenta livro sobre responsabilidade das cidades no combate às alterações...

Jorge Cristino apresenta livro sobre responsabilidade das cidades no combate às alterações climáticas

O autor foca que a concentração da população em áreas urbanas e aumento do consumo têm levado a um aumento da pegada

 

- PUB -

“A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas”, livro de Jorge Cristino, que aborda novos desafios que se colocam ao ambiente e desenvolvimento sustentável, vai ser apresentado a 24 de Março, às 18h00, na Biblioteca de Alcochete.

O autor foca que a concentração da população em áreas urbanas e o aumento insustentável do consumo têm levado a um aumento da pegada ecológica sem precedentes, provocando impactos devastadores no planeta.

Questões que levam Jorge Cristino a “atribuir às cidades um papel preponderante no panorama internacional em prol da sustentabilidade e da saúde planetária”, revela a autarquia de Alcochete.

- PUB -

A sessão de apresentação desta obra terá como oradores convidados Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade e integra o Comité Científico do Programa Doutoral em “Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável” e, também, Luís Ribeiro, jornalista da revista Visão desde 1999, especialista em ambiente, com particular ênfase nas alterações climáticas.

O terceiro orador convidado é João Canário, doutorado em Ciências do Ambiente – Química Ambiental. Natural de Alcochete e com carreira dedicada à investigação. João Canário, é actualmente professor associado convidado e investigador coordenador no Instituto Superior Técnico, professor adjunto do Departamento de Química, investigador colaborador do Centre for Northern Studies, na Universidade Laval, Canadá, e membro da Comissão Executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR) – Especialista no Árctico, entre outros cargos.

Jorge Cristino, natural da Figueira da Foz, é mestre em Relações Internacionais, especializado em Cooperação para o Desenvolvimento e em Estudos Europeus. Foi chefe do Gabinete do secretário de Estado do Ambiente, no XXI Governo Constitucional.

- PUB -

Fundou e presidiu várias associações cívicas e culturais e, ao nível autárquico, foi adjunto de vereação nas áreas do Ambiente, Serviços Urbanos, Mobilidade, Protecção Civil Municipal, Urbanismo e Relações Internacionais. Actualmente exerce funções como gestor público no sector empresarial do Estado, na área do Ambiente.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local

Suspeito de morte de menino em Setúbal será tio da criança

Homem está identificado pelas autoridades e colocou-se em fuga. Disparo de caçadeira terá sido feito para assustar rival
- PUB -