18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteJorge Cristino apresenta livro sobre responsabilidade das cidades no combate às alterações...

Jorge Cristino apresenta livro sobre responsabilidade das cidades no combate às alterações climáticas

O autor foca que a concentração da população em áreas urbanas e aumento do consumo têm levado a um aumento da pegada

 

- PUB -

“A Missão das Cidades no Combate às Alterações Climáticas”, livro de Jorge Cristino, que aborda novos desafios que se colocam ao ambiente e desenvolvimento sustentável, vai ser apresentado a 24 de Março, às 18h00, na Biblioteca de Alcochete.

O autor foca que a concentração da população em áreas urbanas e o aumento insustentável do consumo têm levado a um aumento da pegada ecológica sem precedentes, provocando impactos devastadores no planeta.

Questões que levam Jorge Cristino a “atribuir às cidades um papel preponderante no panorama internacional em prol da sustentabilidade e da saúde planetária”, revela a autarquia de Alcochete.

- PUB -

A sessão de apresentação desta obra terá como oradores convidados Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade e integra o Comité Científico do Programa Doutoral em “Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável” e, também, Luís Ribeiro, jornalista da revista Visão desde 1999, especialista em ambiente, com particular ênfase nas alterações climáticas.

O terceiro orador convidado é João Canário, doutorado em Ciências do Ambiente – Química Ambiental. Natural de Alcochete e com carreira dedicada à investigação. João Canário, é actualmente professor associado convidado e investigador coordenador no Instituto Superior Técnico, professor adjunto do Departamento de Química, investigador colaborador do Centre for Northern Studies, na Universidade Laval, Canadá, e membro da Comissão Executiva do Programa Polar Português (PROPOLAR) – Especialista no Árctico, entre outros cargos.

Jorge Cristino, natural da Figueira da Foz, é mestre em Relações Internacionais, especializado em Cooperação para o Desenvolvimento e em Estudos Europeus. Foi chefe do Gabinete do secretário de Estado do Ambiente, no XXI Governo Constitucional.

- PUB -

Fundou e presidiu várias associações cívicas e culturais e, ao nível autárquico, foi adjunto de vereação nas áreas do Ambiente, Serviços Urbanos, Mobilidade, Protecção Civil Municipal, Urbanismo e Relações Internacionais. Actualmente exerce funções como gestor público no sector empresarial do Estado, na área do Ambiente.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -