18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcochetePlataforma questiona capacidade de empresa envolvida na avaliação ambiental do novo aeroporto

Plataforma questiona capacidade de empresa envolvida na avaliação ambiental do novo aeroporto

Carta enviada ao IMT pede explicações sobre competências da empresa escolhida para assessorar o júri do concurso da Avaliação Ambiental Estratégica

 

- PUB -

A Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não, que se opõe à construção do novo aeroporto no Montijo, questionou na passada quinta-feira a capacidade da empresa escolhida para assessorar o júri do concurso da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) sobre a nova infra-estrutura aeroportuária.

Segundo revelou à agência Lusa fonte da Plataforma, já foi enviada ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) uma carta a questionar a capacidade e a experiência da empresa Asa Aviation Consulting Limited, que foi escolhida para assessorar o júri do concurso da AAE para a construção do novo aeroporto na Base Aérea do Montijo ou no campo de tiro de Alcochete.

“Pode vossa excelência, enquanto presidente do IMT, IP, informar sobre o grau de experiência, curriculum técnico/científico, referências bibliográficas a trabalhos relevantes levados a cabo pela entidade por vós escolhida para assessoria ao júri do concurso (Asa Aviation Consulting Limited)”, questiona a carta enviada ao IMT, a que a agência Lusa teve acesso.

- PUB -

Na missiva, a Plataforma pergunta também se a referida empresa tem as “qualificações suficientes para avaliar propostas de concorrentes com experiência no sector da aeronáutica e, mais concretamente, em procedimentos de Avaliação Ambiental Estratégica”, depois de salientar que a Asa Aviation Consulting Limited “esteve na iminência de ser dissolvida pelas instituições da coroa britânica em 2019”.

A Plataforma Cívica pede também informação sobre o procedimento que levou à formação dos quatro consórcios, com base nas 14 entidades inicialmente concorrentes à AAE, e sobre a eventual intervenção do IMT, ou do júri do concurso nesse processo.

A Plataforma recorda que é “frontalmente contra” a construção do novo aeroporto no Montijo, alegando que a região de Lisboa e Portugal “precisam é de uma solução duradoura que assegure o interesse estratégico do país no domínio das infra-estruturas aeronáuticas”.

- PUB -

“É neste entendimento que temos procurado acompanhar, e dentro dos condicionalismos existentes, os procedimentos relativos ao processo de escolha da entidade que irá ser escolhida para a realização da Avaliação Ambiental Estratégica”, justifica a Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -